NOTÍCIAS

Cultura | 29.05.14 - 11h47

Pais assistem a palestras sobre importância da família na vida escolar dos alunos

O ciclo de palestras que se iniciou nessa quarta faz parte do Programa Juntos pela Educação e integrará o projeto Família Nota 10, a ser lançado em agosto. (Foto: Fotos: Lú Streithorst/PCR)

Os pais e os responsáveis pelos alunos da Rede Municipal de Ensino do Recife participaram, nessa quarta-feira (28), de palestras sobre a "Importância da família na vida escolar dos alunos". As exposições foram realizadas nas escolas Professor Nilo Pereira, em Casa Amarela, Antônio de Brito Alves, na Mustardinha, Nadir Colaço, na Macaxeira, e Antônio de Farias Filho, em San Martin.

Uma vez por mês, a Secretaria de Educação do Recife promoverá palestras do tipo. As atividades fazem parte do programa Juntos pela Educação e integrarão o projeto Família Nota 10, que será lançado em agosto, com o objetivo de trazer as famílias para dentro da escola e engajá-las na vida escolar dos estudantes. Além das palestras, os pais e responsáveis serão convidados a participar de uma reunião de pais e mestres e do "Dia da Família".

Como forma de incentivo, os pais que comparecerem às três atividades e se engajarem nos encontros participarão de sorteios de passeios por pontos turísticos do Recife. Eles terão direito a escolher três parentes como acompanhantes para um dia de lazer e convivência entre as famílias. Cerca de 25 mil alunos de 79 unidades de ensino participarão do Família Nota 10: as 36 unidades de ensino do Fundamental II (6° ao 9° ano) e 43 dos anos iniciais que tiveram um desempenho aquém do esperado no IDEB.

Segundo o secretário executivo de Gestão Pedagógica, Rogério Morais, o principal objetivo das palestras é aproximar a comunidade da escola. "Precisamos mostrar aos pais e responsáveis como o papel deles é importante. Acompanhar as tarefas em casa, incentivar a leitura e a presença em sala são estímulos simples que fazem toda a diferença na vida do aluno", explicou.

Uma das unidades de ensino contempladas no projeto Família Nota 10 será a Escola Municipal Antônio de Brito Alves, que contou com palestra nessa quarta. No dia a dia de trabalho, a diretora Maria Tereza de Oliveira percebe que os alunos que mais evoluem são os que têm a família mais presente. "Algumas mães vêm sempre para as reuniões da escola e procuram saber como está o andamento dos alunos. Vemos que os filhos delas se desenvolvem de forma bem diferente daqueles meninos que não têm um suporte em casa. O acompanhamento dos pais e responsáveis é importantíssimo para a educação dos alunos", explicou a gestora.

Uma das presentes na palestra foi Alexsandra Gomes de Morais, 26 anos, que é mãe de duas estudantes da Antônio de Brito Alves e sempre participa das reuniões na unidade de ensino. "Todo dia eu faço a tarefa com minhas filhas e procuro saber como elas se comportaram na escola. Por enquanto, elas nunca tiraram nota baixa. Acho que, quando os pais estão por dentro do que acontece na escola dos filhos, o crescimento deles é bem maior", opinou.

PROGRAMA - Criado em agosto de 2013 para integrar comunidades, estudantes, profissionais da educação, voluntários e empresários locais, o Juntos pela Educação envolveu mais de 16 mil participantes no primeiro ano, em 16 unidades de ensino com turmas do 6º a 9º ano. Em 2014, outras 16 instituições serão contempladas.

O programa Juntos pela Educação abrange as 36 escolas municipais do Recife do Fundamental II. A iniciativa apoia-se em quatro eixos: valorização e apropriação das escolas pelas famílias dos estudantes e comunidades em que estão inseridas; engajamento de empresários e voluntários; apoio às famílias e motivação de alunos, professores e gestores da rede municipal de ensino.

O Juntos pela Educação é uma ação da Prefeitura do Recife desenvolvida pela Secretaria de Educação e parceiros como a Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS) e o Serviço Social do Comércio (Sesc). As secretarias municipais de Saúde e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos também colaboram, além da Faculdade de Odontologia do Recife (FOR).