NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 29.05.15 - 11h06

Feiras de arte e artesanato comemoram 20 anos de criação

img_alt

PRODARTE na Rua estará presente na 27ª edição do Recife Antigo do Coração. (Foto: Sol Pulquério/PCR)

Na 27ª edição do Recife Antigo do Coração, neste domingo (31), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo, estará comemorando os 20 anos da criação das feiras públicas de arte e artesanato que movimentam cerca de 800 artesãos, artistas plásticos e comerciantes de alimentos em seis espaços da cidade. Cadastrados no Programa de Desenvolvimento do Artesanato (PRODARTE) 60 deles participarão da feirinha de artesanato que acontece no Bairro do Recife, na Avenida Barbosa Lima, das 15 às 21h, vendendo uma grande variedade de artigos como roupas, objetos decorativos, utilitários, brinquedos, pinturas em óleo, aquarela e outras técnicas, além de comidas típicas da região. O Recife Antigo de Coração, realizado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, leva programação para toda a família, das 8h às 22h. São atividades de lazer e de cultura para pessoas de todas as idades, em polos espalhados pelo bairro mais antigo da cidade.

A Lei 16.014/95 que instituiu as feiras públicas de arte e artesanato no Recife foi promulgada pelo então presidente da Câmara de Vereadores do Recife, Liberato Costa Júnior, 97 anos, que recebeu, no início do mês, a visita da secretária de Desenvolvimento e Empreendedorismo Roseana Amorim. “Foi uma visita de reconhecimento ao político que teve a sensibilidade de ver nas feiras a fomentação da economia local”, disse a secretária, destacando que o foco do trabalho do PRODARTE é voltado ao apoio aos artesãos e ao fortalecimento da geração de renda do segmento.

Além da feira no Recife Antigo, conhecida como PRODARTE na Rua, o Programa de Desenvolvimento do Artesanato coordena outras cinco feiras: em Boa Viagem, na Lagoa do Araçá, no Parque Dona Lindu, na sede da Prefeitura e em Casa Forte, esta em parceria com a Associação dos Artesãos de Pernambuco (Associape).

Serviço: Feiras do PRODARTE:

Boa Viagem: Todos os dias, das 14h às 22h, na Pracinha.
Capibaribe: Nos três últimos dias de cada mês, no térreo do prédio da PCR
Recife Antigo (PRODARTE na Rua): Todos os domingos, das 15h às 21h, na Avenida Barbosa Lima
Parque Dona Lindu: Todos os sábados e domingos, das 14h às 21h
Lagoa do Araçá: No primeiro e no terceiro sábado de cada mês, das 14h às 21h
Casa Forte: No segundo e no quarto sábado de cada mês, das 14h às 21h.