Recife abraça movimento de alerta para o desaparecimento de crianças
A Prefeitura do Recife abraça essa causa: Vamos resgatar nossas Crianças! O movimento lançado nacionalmente esta semana pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e os conselhos regionais, com apoio de organizações não-governamentais, chama a atenção dos médicos e da sociedade em geral para o desaparecimento de crianças. O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, e a primeira dama do Recife, Cristina Melo – que são pediatras – avaliaram a iniciativa como um importante apoio na prevenção do desaparecimento de muitas crianças.
No Recife, o Hospital Helena Moura, está entre as instituições de saúde de Pernambuco que receberam a caravana conduzida pela CFM no último dia 25, data escolhida para ser o Dia Internacional da Criança Desaparecida. Seis hospitais na capital: Hospital da Restauração, Hospital Helena Moura, IMIP, Hospital Universitário Oswaldo Cruz, Hospital da Universidade Federal de Pernambuco e Hospital Barão de Lucena tiveram suas alas pediátricas visitadas, onde mães e responsáveis receberam orientações e material educativo sobre como evitar o desaparecimento e como proceder caso ocorra.
Entre as orientações estão: a denúncia imediata do desaparecimento, a divulgação de uma foto recente em redes sociais e meios de comunicação – televisões e jornais - , além do Disque 100, cuja ligação é gratuita com funcionamento 24h. Pais e responsáveis não devem esperar 48 horas para procurar o filho conforme ampara Lei Federal Nº 11.259/2005, que prevê a busca imediata pela criança a partir da ocorrência policial.
Por ano, estima-se que 50 mil crianças somem no país e cerca de 250 mil casos não foram solucionados. Entre os endereços úteis para informações sobre o assunto estão: www.desaparecidos.gov.br, www.criancasdesaparecidas.org e www.maesdase.org.br