NOTÍCIAS

Turismo | 29.05.16 - 20h19

Magia, palhaçada e muita brincadeira no Recife Antigo de Coração

A prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, garantiu atrações para todos os gostos no Bairro do Recife. Teve encerramento da Semana do Bebê e do Recife Coffee Week, além de atividades esportivas e culturais

 

O bairro mais antigo da cidade foi cenário para encerramento da II Semana do Bebê do Recife, neste último domingo do mês. Por isso, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, caprichou na programação infantil do evento que já faz parte da agenda mensal de todo recifense: o Recife Antigo de Coração. O projeto que transforma a ilha num parque a céu aberto garantiu atividades para toda a família, especialmente para a criança

Teve ainda um número de ilusionismo, conduzido pelo mágico Rodrigo Lima, e muita palhaçada com a trupe do Garratt Circus e pelos atores Kea e Rafael Gomes, do Clube do Riso, que apresentaram o espetáculo de rua "Esquete cosquinha, obrigado". O espaço dedicado às crianças, na Avenida Marquês de Olinda, garantiu também brinquedos infláveis, pula-pula, jogos de tabuleiro e contração de histórias.

A alagoana Andreia Duarte mora no Recife há dois anos e afirmou que o Recife Antigo de Coração já é programação certa todo mês. "Sempre venho com minha família, meus filhos adoram e eu também. O movimento é agradável e sempre tem atrações que valem a pena". A filha dela, Lara Thamires, de 9 anos, se divertiu pelo polo infantil e garantiu que só fica parado quem quiser. "Sempre tem bastante brincadeira, é muito legal".

Outra grande realização que também optou por encerrar sua programação dentro do Recife Antigo de Coração foi o Recife Coffee Week 2016. Quinze renomados baristas estiveram na Avenida Rio Branco, no espaço batizado de Café na Rua, servindo receitas especiais de cafés.

Atividades radicais nunca ficam de fora. Por isso, este domingo também contou com o 1º Evento de Longboard Freestyle e Dancing de Pernambuco, que colocou novos e antigos praticantes da modalidade em um único espaço, num clima de competição e festa ao mesmo tempo. A programação esportiva contou ainda com vôlei, parkour, futebol, handebol, patinação artística e muito mais.

Depois de passear pelo evento, a pequena Luana Régis, de 8 anos, que estava acompanhada pelos pais Arnaldo Régis, 45, e Carla Figueiredo, 39, decidiu que ia aproveitar a liberdade das ruas do bairro para andar de bicicleta. "O Recife Antigo estava esquecido, esse evento fez com que ele renascesse. Acho muito legal, especialmente porque tem opções de lazer para qualquer tipo de idade e gosto", afirmou Arnald.

Na Avenida Rio Branco teve um espaço dedicado ao município de Limoreiro. A ação fez parte do Recife Recebe que sempre leva um pouco da cultura de municípios pernambucanos. Faltando pouco menos de um mês do São João, recifenses e visitantes tiveram uma prévia do que será a festa junina na cidade de Limoeiro, distante 75 quilômetros da capital pernambucana.

E como agora todos estão na expectativa para o período junino, a exposição Museus no Recife Antigo, que convida um equipamento cultural para expor seu acervo no bairro a cada edição do evento, trouxe a Federação das Quadrilhas Juninas de Pernambuco (Fequajupe) para mostrar elaborados figurinos já utilizados em competições de quadrilhas juninas.

A técnica de enfermagem Silvana Costa, 43, disse que voltou a frequentar o bairro por causa do Recife Antigo de Coração. "É um programa para a família. Sempre venho com meu marido, meus filhos e minha mãe. E o que mais me agrada é porque você pode curtir alguma atividade ou mesmo ficar sentada observando o movimento, que é o que eu prefiro fazer. Eu gosto muito de ver as pessoas se divertindo e perceber como o Recife Antigo está vivo". 

A programação no bairro contou ainda com apresentações da Orquestra de Frevo Maestro Leonildo, Show do Bem, Clube do Samba, As Filhas de Selma do Coco, Mestre Zé de Teté e Aldinho do Acordeon, no Palco Marco Zero. Já o tradicional Dançando na Rua e a Orquestra Vienna não deixaram ninguém parado na Praça do Arsenal.