Secretaria-executiva de Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Defesa Civil | 29.05.22 - 16h10

No Recife, gestos de solidariedade marcam o domingo no pós-chuva

img_alt

Iniciativa privada e entidades ofertam apoio aos desabrigados do Recife. Empresas como Latam e Azul Linhas Aéreas promoveram logística de transporte de 1,8 mil colchonetes, mantas e colchões doados pelas cidades de Fortaleza e Salvador. (Foto: Dondinho/PCR)


Uma corrente solidária que ultrapassa divisas. Esse é o cenário do domingo (29) no pós-chuva que castigou o Recife nos últimos dias e deixou mais de dois mil desabrigados ontem. Além das doações de pessoas físicas, que podem ser feitas no edifício-sede da Prefeitura, no Cais do Apolo; no Sítio da Trindade, em Casa Amarela; e no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem até 18h, empresas da iniciativa privada e entidades, como associações, ONGs e igrejas têm marcado importante presença solidária através de doações de produtos e de serviços. 

Para os que podem promover doações, os Shoppings RioMar, Tacaruna, Recife e Boa Vista passaram a contar com pontos de coleta de material para os desabrigados. Também a partir de hoje a rede Big Bompreço passa a fazer parte dos locais de arrecadação de doações e mantimentos e os interessados podem recorrer aos pontos de entrega sinalizados nas unidades de Casa Forte, da Avenida Caxangá, de Boa Viagem, na Avenida Recife e no Shopping Tacaruna

Em menos de 24 horas, a solidariedade fez com que empresários, entidades e iniciativa privada se unissem aos esforços para amparar as vítimas das chuvas que assolaram o Recife na última semana. Até o momento, a corrente solidária registra doações de nove mil refeições através de empresas como General Foods, grupo JCPM e Cais Roof Top. Gigante no ramo de bebidas, a AmBev promoveu a doação de 13 mil litros de água. Empresas e entidades como o Sesc, a Aeso Barros Melo, a Ferreira Costa e o Deskontão Atacado ofereceram veículos de grande porte para ajudar na logística de entregas de itens como 900 colchões, obtidos junto a diversos doadores como o Mar Hotel.

A ajuda também veio de fora do Estado. Os municípios de Fortaleza e Salvador prestaram solidariedade com a doação de 2 mil mantas, colchões e colchonetes cedidos para amparar as vítimas. O transporte do material para o Recife foi feito de forma gratuita pelas empresas LATAM e Azul Linhas Aéreas. O material irá reforçar o acolhimento nos 35 abrigos abertos pela Prefeitura do Recife para garantir a segurança dos munícipes de áreas de risco.

E a lista de amparo à população não para de crescer. O Instituto Gerando Falcões anunciou a doação de mais de meio milhão em cestas básicas digitais os grupos Raymundo da Fonte e rede Atacarejo irão disponibilizar produtos de limpeza. Entidades como a Abrasel e empresas como a Tutto Limp também engrossam as fileiras da solidariedade. Pessoas físicas ou jurídicas interessadas em participar do movimento solidário para doação de produtos ou serviços podem entrar em contato com Central de Arrecadação, por meio dos números (81) 98791-2705 e 3355-9412 ou enviar e-mail doacaorecifesolidario@gmail.com.

 OCORRÊNCIAS - A Prefeitura do Recife informa que  2.464 pessoas encontram-se abrigadas em 39 equipamentos públicos, sendo 24 em prédios do município. São 22 desaparecidos. Foram recebidas 48 ocorrências críticas, com 23 bairros atingidos, sendo 43 deslizamentos de barreiras e outras demandas críticas. A Defesa Civil informa que das 00h às 11h deste domingo foram 103 solicitações, entre vistorias e solicitações de lonas. 

Até o momento, foram resgatados 33 corpos de pessoas que podem morar no Recife e que aguardam confirmação do Instituto de Medicina Legal (IML). Desse total, a Secretaria de Saúde do Recife já atestou que 14 moravam na capital pernambucana. Pelo projeto Recife Solidário, já foram entregues para os atingidos 4.004 refeições, 770 litros de água e 575 colchões.