NOTÍCIAS

Limpeza Urbana | 29.05.22 - 17h26

Prefeitura do Recife reforça ações de limpeza na cidade

img_alt

Equipes da Emlurb estiveram em diversos pontos da cidade, como o Habitacional CAIC, no Ibura, neste domingo (29), para a realização de ações de limpeza. Autarquia promoveu serviços de drenagem, limpeza manual e jatos de sucção, além de limpeza de canal. (Foto: Dondinho/Prefeitura do Recife)


O domingo está sendo um dia de serviço intenso para garantir o funcionamento do Recife após as chuvas que caíram sobre a cidade nos últimos dias. Equipes da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) se fizeram presentes em diversos territórios da capital pernambucana para garantir ações de limpeza, otimizar a drenagem e realizar reparos de abatimentos nas vias. Os serviços incluíram também podas de árvores e apoio à limpeza na área de Jardim Monte Verde.

No Habitacional CAIC, no Ibura, equipes da Prefeitura do Recife foram destacadas para a realização de limpezas e liberação das vias após deslizamentos de barreiras no local. O trabalho foi realizado por mais de 20 colaboradores da Emlurb com o apoio de um trator e dois caminhões. Apesar dos deslizamentos decorrentes das fortes chuvas que tem atingido a capital pernambucana, não houve vítimas fatais na área.

De acordo com a líder comunitária Alessandra de Oliveira, conhecida como Sandra do CAIC, de 51 anos, o susto foi grande, mas aos poucos a rotina da comunidade vai sendo retomada: “a chuva forte começou no fim da noite de sexta-feira, duas casas desabaram, foi uma correria muito grande, um susto muito grande, mas graças a Deus sem vítimas fatais. Só duas pessoas que se feriram, mas a gente socorreu, estão bem, perderam as casas mas a gente entrou em contato com a Prefeitura e as pessoas vieram rapidamente, tiraram as pessoas que estavam em imóveis ameaçados e hoje estão aqui fazendo a limpeza, a gente está tendo toda a assistência. Graças a Deus, estão todos com vida”. 

O vigilante Josivaldo Oliveira, 51 anos, sobreviveu a um deslizamento de barreira no local. “Por volta de 8h, eu estava indo trabalhar, estava na sala, me levantei para ir para o terraço e então ouvi um estrondo, as madeiras do telhado me jogaram sobre o sofá de volta. Foi um livramento de Deus, agradeço a Deus e a vizinhança que foi muita rápida e chegou logo”, contou ele. “Eu fiquei sem noção com a porrada que levei na cabeça, só vinha na minha mente a morte, mas Deus é bom. O cachorrinho estava no terraço, pensei que ele tinha falecido, mas ele correu logo. Tudo foi jogado para fora, geladeira, moto, tudo. Hoje a equipe da Prefeitura agiu de forma rápida aqui”, acrescentou. No sábado (28), após o ocorrido, Josivaldo Oliveira foi levado para a UPA de Lagoa Encantada, onde levou seis pontos na cabeça e cuidou dos machucados nos braços.

Já a manicure Franciele de Lima, 30 anos, mora há 10 anos no CAIC com a avó e os filhos e contou que nunca tinha visto tanta chuva na localidade. “A chuva forte começou no fim da noite de sexta-feira, as casas desabaram, foi uma correria muito grande, um susto muito grande, mas graças a Deus sem vítimas fatais. Só duas pessoas que se feriram, mas a gente socorreu, estão bem, perderam as casas mas a gente entrou em contato com a Prefeitura e as pessoas vieram rapidamente, tiraram as pessoas que estavam em imóveis ameaçados e hoje estão aqui fazendo a limpeza, a gente está tendo toda a assistência. Graças a Deus, estão todos com vida”, disse ela.

No restante da cidade, equipes foram mobilizadas para reforçar as ações de microdrenagem com limpezas emergenciais feitas de forma manual ou ainda com jatos de sucção em diversas localidades como as ruas dos Coelhos, Dom Bosco, Concórdia e transversais, além da Avenida Sul. Ainda na área central, a região da Avenida Dantas Barreto teve intervenção para otimização da drenagem.

O canal do Ibiporã, no bairro de Joana Bezerra, recebeu ações de limpeza para ajudar no escoamento das águas. A Avenida Lins Petit, na Ilha do Leite, foi recapeada. Outras ruas centrais como a rua do Imperador e a Cais do Apolo também receberam intervenções de drenagem com jatos de sucção. Ação similar aconteceu nas ruas Desembargador Góis Cavalcanti e Jener de Souza, no Parnamirim e Derby, respectivamente, além da Avenida Governador Agamenom Magalhães. Na Zona Sul, jatos de sucção também foram aplicados na Avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira, além das Avenidas Boa Viagem e no cruzamento entre as avenidas Antônio de Góes e Conselheiro Aguiar.