NOTÍCIAS

Cultura | 29.06.11 - 18h59

Mamam recebe recorte da Bienal de São Paulo

O Museu abriga 76 obras de nove artistas que podem ser visitadas até o mês de agosto

A 29ª Bienal de São Paulo, que entre 25 de setembro e 12 de dezembro de 2010 reuniu 850 obras de 159 artistas de diversos países, prossegue com seu projeto Itinerância passando por 13 cidades brasileiras. Em Recife, será possível apreciar três recortes da mostra paulista e um deles estará disponível no Mamam, a partir desta quinta (30), às 19h. O Museu exibirá 76 obras de nove artistas com curadoria de Moacir dos Anjos e Agnaldo Farias. Outras duas seleções de peças da Bienal estarão na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e no Museu do Estado de Pernambuco (MEPE).

Os três recortes permitem ao visitante apreender três aspectos diferentes – entre vários outros- das obras que estavam presentes na formatação original da exposição”, afirma o pernambucano Moacir. “No MAMAM, a questão da afetividade está muito presente, no MEPE, a visibilidade e invisibilidade das coisas do mundo e na FUNDAJ, a discussão está mais concentrada em aspectos da história política recente do Brasil e da Europa”, explica o curador.

A escolha de trabalhos de artistas como Anna Maria Maiolino, Artur Barrio, Gil Vicente, Hélio Oiticica, mostra a importância da participação do Recife para a Bienal. Um dos destaques são as obras do colombiano Miguel Angel Rojas, que encontrou, na universidade em Bogotá, um ambiente que sugeria a revisão dos campos discursivos das artes, tanto pela pressão do engajamento político de esquerda quanto pelos questionamentos criados pela arte pop e pela arte conceitual.

Em contraste com atmosfera de liberdade e abertura, o artista mostra os lugares freqüentados por homossexuais em busca de encontros amorosos, por meio de gravuras e fotografias que revelam a opacidade do universo gay da capital colombiana. A escuridão e a necessidade de discrição estabeleceram limites à composição fotográfica, o que resultou em imagens granuladas, borradas, apenas focadas nas raras silhuetas definidas pelos reflexos de filmes de ações dos retratados.

A vinda da Bienal para o Recife tem sido festejada desde o seu anúncio. “Receber essa exposição no Mamam é maravilhoso a começar pela sua importância. Ela é a segunda maior e mais antiga do mundo. Sua passagem pela cidade permite que as obra sejam revistas por quem foi ao evento em São Paulo e vistas pela primeira vez por quem não teve oportunidade de ir até lá”, comenta a diretora do Museu, Beth da Mata.

A mostra da 29ª Bienal de São Paulo – Obras Selecionadas fica em exibição por cerca de dois meses em cada uma das 13 cidades programadas: além de Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Juiz de Fora, Santos, Porto Alegre, São José dos Campos, Araraquara e Ribeirão Preto já abrigaram a mostra. A exposição passará ainda por Campinas e Brasília.

Visita virtual da 29ª Bienal Itinerante
Em iniciativa inédita no país, a Bienal de São Paulo apresentará nos espaços expositivos itinerantes uma visita virtual à exposição original em formato de vídeo 360 graus. O visitante poderá interagir com um vídeo produzido com tecnologia semelhante ao famoso Google Street View: ir e voltar no tempo e espaço, vendo o público trafegando pelo pavilhão ao mesmo tempo em que admira as obras.

Serviço:
29ª Bienal de São Paulo – Obras Selecionadas
MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães
Dia 30 de junho, quinta-feira, das 19h às 22h
Rua da Aurora, 265, Recife, PE
81 3355 6870 l 3355 6871 l 3355 6872
www.mamam.art.br
Horário de Funcionamento: de terça a sexta das 12h às 18h.
Sábados e domingos, das 13h às 17h.

FUNDAJ – Fundação Joaquim Nabuco
Abertura dia 1º julho, sexta-feira
Galeria Vicente do Rego Monteiro
Visitação: terça a domingo, das 15h às 20h
Até 21 de agosto
Entrada gratuita
Endereço: Rua Henrique Dias, 609, Derby.
Recife-PE, 52010-100
Agendamento para escolas e grupos: 81 3073 6682
Informações: 81 3073 6692
www.fundaj.gov.br

MEPE – Museu do Estado de Pernambuco
Abertura: 14 de julho, quinta-feira
Horario da abertura: 19h30
Local: Museu do Estado de Pernambuco
Av. Rui Barbosa, 960 Graças - Recife PE CEP 52011-040

Visite o site da 29ª Bienal: www.29bienal.org.br
Imagens para divulgação disponíveis via FTP
ftp://mail.a4com.com.br