NOTÍCIAS

Cultura | 29.06.11 - 12h37

Prefeitura capacita artesãos selecionados para estande da na Fenearte

Os representantes dos cinco grupos e os 13 artistas individuais receberam dicas sobre como vender mais e melhor durante os dez dias de evento

A fim de preparar os artesãos que vão participar do estande da Prefeitura do Recife na XII Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte 2011), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico promoveu, na manhã desta quarta-feira (29), no 5º andar do edifício-sede da PCR, uma palestra de capacitação. Entre outros assuntos, os instrutores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entidade parceira da PCR, deram dicas sobre como vender mais e melhor durante os dez dias de evento.

Dentre os assuntos abordados, estavam o comportamento dos artesãos durante uma rodada de negócios, a exposição das peças por eles produzidas e a formação de preços dos artigos. “Não temos como saber qual artesão vai participar da rodada de negócios, pois, o convite parte dos 22 lojistas convidados para o evento. Então, é fundamental que todos os artistas estejam preparados para participar. Bom atendimento, ter preços diferenciados para varejo e atacado e compromisso no prazo de entrega e o produto com qualidade são posturas importantes para alcançar o sucesso no evento”, disse a gerente de artesanato do Sebrae, Graça Bezerra.

Para a gerente, essa é uma excelente oportunidade que a Prefeitura oferece para os artesãos. “Afinal, a Fenearte é a maior feira do segmento do país, esperada não só por quem comercializa, mas pelo público e pelos lojistas de todo o país e até do exterior. Nela podem ser gerados excelentes negócios durante e após o evento”, observou.
Participaram da atividade os representantes dos cinco grupos e os 13 artesãos individuais que foram escolhidos por meio de seleção realizada na última semana. Os critérios de seleção analisados pela comissão foram: morar no Recife; não expor em outro estande na Fenearte; período de atuação como artesão; possuir cadastro na SCTDE; inovação e o design das peças. “Estamos dando um primeiro passo para grandes negócios, pois o que vamos aprender podemos por em prática durante toda a nossa vida profissional”, falou a artesã de bordado em vagonite e corda em vidro, Eulália Lucena, professora e fundadora do grupo Oficina Rotaria Apipucos.

Os selecionados foram divididos em três grupos que se revezarão durante a Feira. Os artigos ficarão expostos em um estande de 9m², e as peças produzidas pelos artistas que estiverem ausentes permanecerão expostas no local.

A XII Fenearte acontecerá entre os dias 1º e 10 de julho, no Centro de Convenções. Nos dias 1º, 02, e de 04 a 07, o evento funcionará das 14h às 22h. Já nos dias 03, e de 08 a 10, das 10h às 22h.