NOTÍCIAS

Defesa Civil | 29.06.15 - 18h15

PCR faz balanço das chuvas no Recife - 29.06.2015 (Atualizado às 17h45)

(Atualizado às 17h45)

A Prefeitura do Recife informa que registrou em apenas 24 horas, das 8h do domingo às 8h desta segunda-feira (29), a maior chuva do ano. Apenas nesse período choveu 228 mm, o equivalente a 16 dias do mês de junho. Mais de 1.500   servidores estão envolvidos na operação para diminuir os transtornos e evitar acidentes causadas pelas chuvas.

A ocorrência de destaque é o deslizamento de uma barreira na Rua Antônio Porfírio Santana, na Bomba do Hemetério, e resultou nas mortes de Jorge Pacheco da Silva, 53 anos, e Flávio Lopes Barbosa, 27, que estavam em uma casa de um conjunto de quatro imóveis conjugados.

Ainda na noite do domingo (28), com o alerta emitido pela Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife (Sedec), os moradores das outras três residências deixaram o local e se abrigaram em casa de parentes, como é sempre orientado pela Defesa Civil. Cerca de 13 mil moradores da cidade recebem alerta de chuvas através de SMS. Os quatro imóveis foram interditados pela Defesa Civil.

A encosta  que caiu, que sofre com problema de acúmulo de lixo, tem sido monitorada pela Defesa Civil e constantemente limpa pela Emlurb. Há dez dias, a Emlurb concluiu uma ação de limpeza na área que durou uma semana e recolheu 50,4 toneladas de lixo de encostas. Nas ruas Aline, Rui Frazão e Avelar, em cima da encosta, de onde todos os dias é jogado lixo na barreira, a coleta é realizada de segunda a sábado no período diurno. Na parte de baixo, na Antônio Porfírio e Rua Jaciara, a coleta também é feita de segunda a sábado no período diurno.

É importante ressaltar que a barreira que caiu, tecnicamente, não comporta utilização de lona plástica por causa da inclinação e extensão da encosta. Dessa forma, é uma área de constante monitoramento da Defesa Civil.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife está providenciando o velório e funeral das duas vítimas. Além disso, foi colocado à disposição todo tipo de apoio psicossocial às famílias, que também receberão cesta básica enquanto aguardam a liberação do auxílio moradia. A pasta também disponibilizou um abrigo para quem perdeu suas casas, mas as vítimas optaram por ir para a casa de parentes e estão sendo acompanhadas também na retirada dos móveis.

DEFESA CIVIL - Por meio da Central de Atendimento da Defesa Civil do Recife foram registrados 259 chamados, entre solicitações de lonas plásticas e solicitações de vistorias. Além da barreira que caiu na Bomba do Hemetério, a Defesa Civil registrou a queda de um muro na UR-1 e um deslizamento de barreira no Vasco da Gama, ambas as ocorrências sem vítimas.

Mais de 250 agentes da Defesa Civil estão em campo atuando e monitorando as áreas de risco.

A população pode entrar em contato por meio do 0800 081 3400. A ligação é gratuita e pode ser feita 24h.

AÇÕES REALIZADAS – A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) informa que está trabalhando para diminuir os pontos de alagamento causados pelas chuvas. Desde o fim de semana, as equipe do órgão estão realizando intervenções para minimizar os efeitos da chuva, vistoriando os principais pontos de alagamento e intensificando as ações nas partes mais baixas da cidade. Para executar os serviços, cerca de 400 profissionais estão mobilizados e contam com o suporte de caminhões equipados com jatos de sucção, além de carros e motos para fiscalização.

 

Já receberam os serviços com jatos de sucção, as ruas Padre Lemos, em Casa Amarela; Quarenta e Oito, no Espinheiro; e as avenidas General San Martin e Abdias de Carvalho, por exemplo. Durante as chuvas mais intensas, as equipes de limpeza urbana também reforçam a varrição nesses pontos mais baixos, para evitar que o lixo vá para o sistema de drenagem. Somente da Emlurb, cerca de 900 pessoas trabalham nos pontos de alagamento e recolhimento de lixo e entulhos.

 

ÁRVORES – Nesta segunda-feira (29/6), a Emlurb recebeu dez notificações de queda de árvores. Foram removidas as árvores das ruas Esmeraldinho Bandeira, nas Graças, na Bandeira Filho, no Espinheiro e dos Médicis, na Boa Vista. Seguem em andamento as demandas das ruas Virginópolis, Ibura; Vitória da Conquista, Ipsep; Araripina, Santo Amaro; Antônio Passos, Setúbal e Othon Bezerra de Melo, Monteiro; além das avenidas João de Barros, Santo Amaro; e Cruz Cabugá, Santo Amaro. Qualquer solicitação pode ser realizada pela central 156.


TRÂNSITO -  A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) atua, desde o início da manhã desta segunda-feira (29), para minimizar os danos causados pela chuva e auxiliar a mobilidade da população. Cerca de 100 agentes e 200 orientadores de trânsito operaram  nas principais vias da cidade. 

Desde o início desta manhã, 20 semáforos apresentaram falhas devido às chuvas. Desses, 19 já operam normalmente e apenas um está em atendimento por uma equipe técnica. No total, Recife conta com 650 semáforos, sendo que 451 deles são equipados com equipamentos nobreaks, que dá funcionamento de 4h a 6h ao equipamento, em caso de falta de energia.

 

Seis guinchos estão posicionados em locais estratégicos e podem ser acionados em casos de acidentes e na retirada de veículos que possam apresentar defeitos. Até as 17h, a Companhia registrou 31 acidentes de trânsito, sendo quatro com vítima. Não houve vítimas fatais.

 

Cerca de 200 orientadores de trânsito, dispostos em pontos fixos e em viaturas e motos, estão auxiliando no trabalho de operação de tráfego nos 17 principais corredores viários do Recife, priorizando os locais que possuem pontos de alagamento. Esses profissionais estão em contato direto com a Central de Operações de Trânsito, que monitora a cidade 24 horas por dia, através de 83 câmeras.

 

Uma das ações realizadas nesta segunda-feira (29), foi o trabalho de operação de trânsito, que transformou a Avenida Rui Barbosa em mão dupla, do trecho entre a via local da Avenida Governador Agamenon Magalhães até a Praça do Entroncamento. O objetivo foi melhorar a fluidez do trânsito e garantir mais um acesso à Avenida Conselheiro Rosa e Silva, após a queda de uma árvore de grande porte, que interditou a Rua Doutor Bandeira Filho. A operação contou com um efetivo de 12 profissionais, entre agentes e orientadores de trânsito, e não comprometeu a fluidez da Avenida Rui Barbosa, uma vez que foi montada fora do horário de pico. A operação foi encerrada por volta das 16h40, após a desobstrução da Rua Doutor Bandeira Filho. 

 

DIREITOS DOS ANIMAIS - Na manhã desta segunda-feira (29), a Secretaria Executiva de Direitos dos Animais (SEDA) foi chamada ao local do deslizamento da barreira, na Bomba do Hemetério, para resgatar os animais das vítimas. Ao chegar, a equipe da Seda se deparou com um filhote e dois cães adultos, que estavam na rua, desabrigados. Eles foram examinados, vermifugados e receberam um suplemento ainda no local. Um repórter cinematográfico de uma equipe de televisão adotou o filhote, uma vizinha ficou com um dos cães e uma mulher, tutora do terceiro cão, que perdeu sua casa, ficou com o animal e afirmou que o levaria para a nova residência. No local, os tutores receberam da Seda medicamentos e suplemento alimentar para os cuidados com os animais.

 

Qualquer ocorrência dessa natureza a população pode entrar em contato com a Seda através do telefone 3355-8371.

 

NOVO ALERTA - No fim da tarde desta segunda-feira, a APAC renovou por mais 24 horas o alerta de possibilidades de chuvas acima de 40 milímetros no Recife.


Ações preventivas realizadas pela Prefeitura do Recife para minimizar os efeitos das chuvas:

Lonas Plásticas: 11.371 pontos cobertos, o que equivale a 2.383.815 m². superando os 9.900 pontos realizados em 2014 que equivale a 2.192.424 m² cobertos naquele ano;

Vistorias:  33.299 vistorias realizadas até junho deste ano, superando o número de vistorias realizadas no acumulado no mesmo período do ano passado;

Visitas porta a porta: 11.917 visitas realizadas, que também superou o número de visitas porta a porta realizadas em 2014;

Palestras/ações educativas: O foco desta ação está nas escolas e associações comunitárias. Foram realizadas até junho deste ano 196 ações;

Mutirão: Para reforçar o trabalho de prevenção, a Prefeitura do Recife já realizou mais de 66 mutirões da Operação Inverno durante os finais de semana em áreas de risco da cidade. Nesses mutirões são realizados serviços de limpeza, colocação de lonas plásticas, remoção de entulhos, ações informativas e capinação.

Projeto Parceria nos Morros: A Prefeitura doa o material de construção e os moradores de áreas de risco realizam a intervenção com supervisão da Secretaria Executiva de Defesa Civil:  este ano foram realizadas 51 obras e outras 11 estão em andamento;

Geomanta: Tecnologia mais segura e duradoura utilizada para a contenção de encostas e barreiras com o objetivo de evitar deslizamentos nos períodos de chuva: 08 obras concluídas com a aplicação de 6.070m², outros 07 pontos de área de risco estão em andamento. O Recife já conta com 116 pontos de riscos coberto com a Geomanta.


Limpeza de canais: 78 canais já foram limpos este ano e outros 12 estão com os serviços de limpeza em andamento; 

Limpeza de galerias/drenagem: Até junho deste ano foram a Prefeitura realizou a drenagem de cerca de 40 km de galerias em vários pontos da cidade;

Retirada de entulhos: Mensalmente são retirados cerca de 15 mil toneladas de entulhos em toda a cidade;

Pontos de Alagamento:  Desde 2013, já foram erradicados 16 pontos de alagamento num investimento total nessas vias é de aproximadamente R$ 7,5 milhões. O combate aos pontos críticos de alagamento faz parte de uma ação de intervenção em vias com baixo dimensionamento de captação na rede de drenagem ou obstrução nas tubulações existentes. Outras 370 vias em toda a cidade receberam melhorias no sistema de microdrenagem, manutenção, contemplando os serviços de limpeza, construção de elementos de drenagem (poços de visitas, caixas coletoras, sarjetas) e substituição de tubulações em alguns casos.