Jardim Botânico do Recife ganha lanchonete e loja de artesanato
Quem visitar o Jardim Botânico do Recife (JBR), a partir desta semana, poderá desfrutar de dois novos espaços que oferecem opções de compra no local: uma lanchonete, próxima ao Centro de Conveniência, e uma loja de artesanato, localizada na entrada. O objetivo é oferecer produtos sustentáveis e naturais que não agridam o meio ambiente e contribuam para a saúde das pessoas.
A lanchonete funciona de quinta a domingo, das 9h às 15h30, oferecendo ao público produtos como biscoitos, tapioca, salada de frutas, escondidinhos de batata e macaxeira e sucos naturais. Tudo é feito sem o uso de alimentos processados. Os preços variam entre R$ 2 a R$ 8. A loja de artesanato, que abre aos sábados e domingos, dispõe de peças feitas a partir do reaproveitamento de produtos da natureza e que possam ser reutilizados diversas vezes, a exemplo do alumínio.
O projeto é uma parceria do JBR com o Programa de Desenvolvimento do Artesanato (Prodarte), que fomenta o setor por meio do apoio aos artesãos cadastrados na Prefeitura do Recife, estimulando a geração de renda e a divulgação cultural do município. O Prodarte foi quem selecionou os produtos de diversos artistas e gastrônomos para compor o polo de vendas do Jardim Botânico. “É mais uma oportunidade para os artesãos divulgarem e venderem os seus produtos para um público variado”, afirma a gestora do Prodarte, Ledjane Sales.
A gerente da Unidade de Conservação, Zenaide Nunes, explica que oferecer uma alimentação saudável aos visitantes corrobora a responsabilidade que o JBR tem de aproximar o homem da natureza. Ela também ressalta que existe a possibilidade da realização de oficinas para o público a fim de conscientizar as pessoas sobre a importância do consumo consciente e inserí-los no processo de preparo e manuseio de alimentos.
O JARDIM - Espaço público municipal vinculado à Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, o Jardim Botânico está inserido numa unidade protegida com 10,7 hectares de Mata Atlântica. Abre de terça a domingo, das 9h às 15h30. A entrada é gratuita. Dispõe de sete jardins temáticos: Cactos, Bromélias, Orquídeas, Palmeiras, Plantas Medicinais, Sensorial e Tropical.
Grupos com 10 a 30 pessoas que desejem acompanhamento de monitor devem agendar pelos telefones (81) 3355-0002 e 3355-0000. Há trilhas monitoradas e exposições. O espaço abriga um corpo técnico que realiza pesquisas voltadas à botânica, restauração florestal e conservação da biodiversidade da Mata Atlântica.