Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 29.06.17 - 20h33

Pessoas com Deficiência curtem Dia de São Pedro no Forró para Todos

img_alt

O São João da Pessoa com Deficiência é promovido pela Prefeitura do Recife para oferecer a esse público o acesso gratuito e seguro a uma das mais tradicionais manifestações culturais do Estado (Foto: Wesley D'Almeida/PCR)

 

Diversas pessoas com deficiência, junto com seus familiares e amigos, curtiram o Dia de São Pedro no Forró para Todos, realizado pela Prefeitura do Recife nesta quinta-feira (29), no Clube dos Oficiais de Pernambuco, no bairro da Boa Vista. Organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, o São João da Pessoa com Deficiência tem o objetivo de oferecer a esse público o acesso gratuito e seguro a uma das mais tradicionais manifestações culturais do Estado.
 
O arraial foi animado pelas bandas Nova Era e Mistura Visual – esta última é formada por músicos do Instituto dos Cegos. Para o gerente da Pessoa com Deficiência do Recife, Paulo Fernando Silva, a festa foi um sucesso. “Choveu muito durante toda manhã e início da tarde, o que afugentou um pouco o público. Mas quem veio gosta muito de forró e dançou bastante”. O gestor ressaltou ainda que o nome “Forró para todos” foi criado em sintonia com o projeto “Inclusão – compromisso de todos”, uma das marcas da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, ao qual a gerência dele é vinculada. 
 
A presidente do Conselho Fiscal da Associação Pernambucana de Cegos (APEC), Sônia Pereira, que mora em Afogados, acha esse tipo de evento importante para a inclusão social das pessoas com deficiência. “Eu sempre participo das festas inclusivas promovidas pela Prefeitura do Recife no Carnaval e no São João. É uma forma de divulgar e mostrar que somos pessoas normais, com direitos e deveres. Por sermos diferentes, não precisamos de atitudes paternalistas nem de protecionismos. Nossa luta é pela garantia de nossos direitos como qualquer pessoa deve fazer”, explicou Sônia, pouco depois de dançar bastante ao som do legítimo forró pé de serra.
 
Quem também mostrou muito animação no arraial foi o cadeirante e blogueiro Iremar Júnior, morador de Água Fria. “Na minha opinião, essa festa simboliza exatamente o que o nome diz: Forró para Todos, pois aqui tem pessoas com e sem deficiências, mas que encaram a vida de frente, com coragem para vencer. Muitas vezes o ser humano é perfeito fisicamente, mas é deficiente no agir, pois não tem disposição para lutar”, ressaltou Iremar, distribuindo sorrisos.
 
A festa contou com o apoio de parceiros da Prefeitura do Recife, como a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), o Instituto dos Cegos, o Bloco Carnavalesco Me segura senão eu caio, o Centro Pró-Integração, Cidadania e Arte (Integrarte), entre outros.