Secretaria de Esportes

NOTÍCIAS

Esportes | 29.06.22 - 19h22

Cronograma dos Jogos Paralímpicos do Recife é divulgado

img_alt

Competição promovida pela Prefeitura do Recife acontece de sexta (01) a domingo (03), no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) e Centro Esportivo Santos Dumont. Uma das novidades desta edição é que toda a arbitragem será oficial, o que permite que as marcas dos atletas possam ser homologadas (Foto: Maurício Ferry/PCR)

Com 310 paratletas distribuídos por 27 equipes de 7 estados, os Jogos Paralímpicos do Recife estão com o cronograma de atividades da edição de 2022 fechado. A competição, realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, contará com seis modalidades. As disputas acontecem no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) e Centro Esportivo Santos Dumont, nos dias 01, 02 e 03 de julho.  

 

Às 08h da sexta-feira (01), na quadra principal do Geraldão, haverá a solenidade de abertura da competição juntamente com o basquete em cadeira de rodas. No decorrer da manhã, há ainda a bocha paralímpica, o parabadminton e a classificação funcional no atletismo, novidade desta edição, que se estenderá pela tarde. A partir das 14h, haverá nova rodada do basquete em cadeira de rodas.  

 

No sábado, a partir das 8h, haverá goalball, no Geraldão. Já no Santos Dumont, acontecem as provas de natação apenas pela manhã e as disputas de atletismo ao longo de todo o dia. O encerramento dos jogos acontece no domingo, a partir das 8h, no Geraldão, com o goalball 

 

Além de Pernambuco, haverá participantes de Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. Uma das novidades desta edição é que toda a arbitragem das disputas será oficial. Isso permite que as marcas dos atletas possam ser homologadas.  

  

Sobre a novidade da homologação das marcas, Yane Marques, secretária Executiva de Esportes, ressalta a importância da iniciativa. "O que é isso? É validar para o Comitê Paralímpico Brasileiro. Não é uma competição qualquer. É uma disputa oficial. Quem compete aqui, pode pegar índice para competir nos Jogos Pan-Americanos do ano que vem, por exemplo. Vai depender da marca que será feita. É uma prova oficial. Os atletas que competem aqui, por ser uma prova oficial, com marcas homologadas, podem pleitear bolsa atleta do Governo Federal, também", detalha Yane 

 

Classificação Funcional - Os Jogos Paralímpicos do Recife terão pela primeira vez a presença de classificadores funcionais. A iniciativa, fruto da parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), aliada à arbitragem oficial, permite que atletas utilizem suas marcas e índices para concorrer em outras provas nacionais, internacionais e a pleitear bolsa atleta estadual e federal. "As categorias dos paratletas são dadas de acordo com o seu nível de mobilidade, capacidade, força, etc. Essa classificação é feita por um classificador clínico e outro técnico, para dizer o quanto aquele atleta tem de potencial para aquela modalidade. Isso é uma classificação funcional completa.", explica Yane Marques, secretária executiva de Esportes. "Nunca fizemos aqui nos Jogos Paralímpicos. Já fizemos parcial, com só o técnico ou só o médico. Agora, vem gente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para fazer essa classificação completa."  

 

SERVIÇO 

Jogos Paralímpicos do Recife 

Data: 01, 02 e 03 de julho  

Locais: Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) e Centro Esportivo Santos Dumont   

 

Sexta-feira (01) 

08h às 12h  

Geraldão (quadra principal): abertura e basquete em cadeira de rodas;  

Geraldão (quadra 3): bocha paralímpica  

Geraldão (quadra 2): parabadminton  

Geraldão (sala antidoping): classificação funcional do atletismo  

14h às 19h:  

Geraldão (quadra principal):  basquete em cadeira de rodas  

 

Sábado (02)  

08h às 12h:  

Geraldão (quadra principal): goalball  

Santos Dumont (pista): atletismo  

Santos Dumont (piscina): natação  

14h às 18h:  

Geraldão (quadra principal): goalball  

Santos Dumont (pista): atletismo  

 

Domingo (03)  

08h às 12h:  

Geraldão (quadra principal): goalball