Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 29.06.23 - 10h45

Em noite especial, Pátio de São Pedro se enche de luzes, cores, forró e xaxado

img_alt

Evento marca o pontapé das comemorações do último santo do calendário junino, que segue até esta sexta-feira, 30, no Recife. (Foto: Edson Holanda/PCR)

 

Nesta quarta-feira (29), o Pátio de São Pedro,  reduto cultural da capital pernambucana, se encheu de luzes e cores para dar o pontapé na programação de despedida do ciclo junino 2023, que já começa a deixar saudades. Preparada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, a festividade em comemoração ao último santo do calendário junino, contou com várias apresentações culturais, danças e animação do público. As comemorações seguem até esta sexta-feira (30), com várias atrações, em um arraial com muito forró, xote e baião. 

Para abrir a noite de festividades, o Grupo Folclórico Egídio Bezerra, em atividade há 48 anos, no Recife, trouxe toda evolução musical e movimentos vigorosos puxados pela batida marcante da zabumba, triângulo e sanfona, e caracterização dos seus brincantes, que utilizam chapéu de couro, lenço no pescoço, calças e saias longas e sandálias de couro. Depois foi a vez do artista multicultural, Eduardo Moreno, que entregou um show expressivo e vibrante, trazendo para o público um repertório genuinamente nordestino.

O cantor Adiel Luna também foi uma das atrações da programação. Considerado um dos principais representantes da renovação do coco, ele trouxe para o público um repertório que colocou todo mundo para dançar sem parar. Na sequência foi a fez do grupo Tribo Cordel cantar e contagiar com um repertório repleto de clássicos e sucessos durante todo o show.

Michele Maria, 42 anos, moradora do bairro de Casa Amarela ficou em êxtase com a programação. “Eu adorei estar aqui curtindo. Aproveitei que hoje é o meu aniversário e vim aproveitar essa festa maravilhosa.  São ótimas atrações e a segurança também está muito boa. Isso é muito para nós, recifenses. Aproveitei para dançar muito forró e celebrar a vida, isso é o que importa”, contou ela, animada.

Já Jane de Souza, de 53 anos, cuidadora de idosos e que mora em Portugal há 20 anos, aproveitou as férias para vir matar a saudade da cultura pernambucana. “ Estou encantada em poder estar de volta. O Recife é minha casa e meu lugar, e chegar e encontrar essa beleza que são as nossas tradições raiz me deixa com coração feliz e animado. Como amante das festas juninas não poderia levar falta este ano. É uma festa muito bonita. ", disse.

Aproveitando o embalo do forró do Pátio de São Pedro, Madja Oliveira, 48 anos, moradora do bairro de Tejipió, juntamente com o esposo, Roberto Ferreira, 63 anos, aposentado, aproveitaram bastante a noite.  Vestidos a caráter, dançaram e curtiram cada atração que passou pelo palco. “Nós estamos aproveitando muito o ciclo festivo do Recife Junino. Já fomos no Sítio Trindade, Avenida Rio Branco, Polos Descentralizados e, hoje foi a vez de estarmos aqui. Adoramos festas, e quando tem forró e música de qualidade, sempre estamos presentes.”, pontuou Madja.

A festa continua - Nesta quinta-feira (29), o Pátio de São Pedro continua em festa. Por lá, se apresentam Ciranda Praieira, Manoelzinho do Acordeon, Carla Rio e Irah Caldeira. Na sexta-feira, dia 30, o São João no Pátio de São Pedro se soma às comemorações do aniversário de 7 anos da Frei Caneca FM, rádio pública mantida pela Prefeitura do Recife, com shows, a partir das 17h, de Ciranda de Santana, seguido pelo Coco de Umbigada, Maciel Salu e Jorge du Peixe - Baião Granfino.

Para conferir todas as atrações e não perder nenhuma oportunidade de arrastar pé, basta acessar o portal de serviços Conecta Recife (https://conectarecife.recife.pe.gov.br) e seguir o Instagram @saojoaodorecife, que tem festa para todo santo, todo gosto e por toda a capital.

 

ASSUNTOS: