Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 29.06.24 - 14h34

Ciranda, forró, coco e xaxado nos palcos da despedida junina

img_alt

Nestes sábado e domingo (29 e 30), que encerram a celebração das mais autênticas manifestações culturais nordestinas, a programação vai alcançar oito polos, convidando o Recife todo ao balancê (Foto: Marlon Diego)

Faltam poucos dias, mas muita festa para a despedida do Recife Junino. Até domingo (30), vai ter balancê para todo lado, com programação alcançando oito polos espalhados pela cidade. Neste sábado de São Pedro (29), os festejos maus autênticos do Nordeste se despedem dos bairros de Brasília Teimosa, Bongi, Ibura, Vila Tamandaré e Poço da Panela, além de seguir animada no Sítio Trindade, na Rio Branco e no pátio que leva o nome do último santo do altar junino, no bairro de São José. Nesses três maiores arraiais, a festa continua e termina amanhã (30), depois de 20 dias de celebração genuína, animada, colorida e comovida.

Para conferir todas as atrações e não perder nenhuma oportunidade de arrastar pé, basta acessar o site: https://recifejunino.recife.pe.gov.br/, que ainda tem muita festa para todo lado e para todo gosto.

 

Pátio de São Pedro

No penúltimo dia da programação junina do Recife de 2024, neste sábado (29), o Pátio de São Pedro vai celebrar o padroeiro dos pescadores com ciranda e forró para vários gostos. A primeira apresentação, Ciranda da Rosa Vermelha, começa às 18h e a última, a o do homenageado do São do Recife deste ano, Assisão, às 23h. 

Amanhã, o Pátio faz festa para celebrar os oito anos da Frei Caneca FM, rádio pública criada por lei para dar voz ao Recife, suas gentes, tradições e manifestações culturais.

 

A programação começa às 16h do próximo domingo (30), com a apresentação do Cavalo Marinho Boi Pintado. E segue, das 17h às 22h, com shows de Jader, Forró na Caixa e Mestre Ambrósio, que, juntos, conformam e performam um mosaico generoso de tempos, forças, estilos, ritmos e potências da música feita no Recife.

 

Assim como em edições anteriores, a emissora fará transmissão do evento, a partir das 17h. É possível acompanhar ao vivo pela 101.5 FM para quem está na capital pernambucana ou pelo site de qualquer lugar do mundo através do www.freicanecafm.org.

 

Descentralizados

Hoje, a programação descentralizada do Recife Junino continua e termina no Bongi, Brasília Teimosa, Ibura, Vila Tamandaré e Poço da Panela, que receberão mais de 30 atrações, como o Coco do Rosário, o Véio Mangaba, Geraldinho Lins e Cascabulho.

Rio Branco

No arraial da Rio Branco, a festa de hoje será tão animada quanto comprida: vai do meio-dia à meia-noite, devotando três expedientes de forró para São Pedro. O início de tudo será com o Trio J no Forró, com uma apresentação itinerante, e o encerramento ficará por conta de Juba e o seu mais recente trabalho São Jubão. Amanhã (30), tem tudo de novo, balancê o dia todo, para embalar a despedida.

 

Sítio Trindade

No parque mais junino da capital da festa mais autêntica e animada do Nordeste, que só o Recife sabe celebrar, o arrasta-pé vai seguir animado no salão colorido de alegrias, com atrações como Coco dos Pretos, Cristina Amaral, Nando Cordel, Ciranda Imperial, Fim de Feira e Alceu Valença, entre outros.

Hoje e amanhã (29 e 30), a festa para a criançada também está garantida, com nove atrações e muita alegria, bem cedinho: a partir das 14h30 e das 15h, respectivamente, no Pavilhão das Quadrilhas

Sextou - Na tarde de ontem (28), Xangô foi o homenageado no Pátio de São Pedro. A Festa do Fogo chegou à sua 13ª edição, organizada pela Rede de Articulação da Caminhada dos Terreiros de Pernambuco (ACTP), com apoio da Prefeitura do Recife. 

A programação contou com a abertura do ÀJODÚN (Cânticos ao ORISA ÉSÜ); Cânticos para SÀNGÓ, HEVIOSO e NZAZI (Roda para o REI); GBÈGİRİ (Celebração e distribuição da COMIDA votiva a SÀNGÓ) e com o encerramento do Sirè.  “Xangô é o nosso rei, o rei da nossa tradição, uma das divindades mais populares em terras brasileiras. Nos sentimos felizes em dividir um momento de magia, de encantamento e festejo com as pessoas de boa vontade de Pernambuco. A gente também está celebrando a lei 14.519 que diz que o dia 21 de março é o dia nacional das tradições das raízes de matrizes africanas e nações do candomblé”, explicou Mãe Elza de Yemojá, organizadora do evento.

A operadora de caixa Patrícia do Nascimento, 46 anos, prestigiou com alegria a Festa do Fogo, pela primeira vez. Ela é candoblecista da Casa do Pai Cleiton. “Esse evento tira as pessoas de dentro do terreiro, elas saem do ambiente fechado, e vêm para rua. Xangô é um orixá de tradição, é muito forte em Pernambuco, justamente por causa das festas juninas”, comentou ela.

A programação desta sexta-feira, no Pátio de São Pedro, também contou com os espetáculos do Grupo de Percussão Raízes de Vajucá, Boi Faceiro, Banda de Pau e Corda, DJ Incidental. E encerrou no embalo da ciranda ancestral de Lia de Itamaracá.

No polo Rio Branco, a festa ficou por conta do Trio Oxente (itinerante), Quadrilha Junina Lumiar, Trio Zoi de Gato, Forró Sensação, Rubia Cristina, Carla Rio, Poli e As Meninas cantam Accioly.

“Estou achando o máximo as festas juninas do Recife aqui na Rio Branco. A decoração está linda e as atrações estão muito boas também. Tudo muito animado”, comemorou - e muito - a professora Mirela Medrado, 39 anos, que vestiu o cropped xadrez e reagiu à semana intensa de trabalho num animado balancê com as colegas de trabalho.