Plenária do Orçamento Participativo movimenta RPA 5
Os eleitores precisam ter idade igual ou maior de 16 anos para votar
A plenária do Orçamento Participativo (OP) 2012, reuniu dezenas de pessoas da microrregião 5.1, na noite desta sexta-feira (27), na rua Felipe Moura, na comunidade do Caranguejo Tabaiares, em Afogados. O encontro promovido pela Prefeitura do Recife contou com a presença de 180 moradores dos bairros do Bongi, Mustardinha, San Martin, Mangueira e Afogados.
Durante a reunião, por meio de votação e de acordo com a necessidade de cada comunidade, a população escolheu obras prioritárias e os seis delegados para MR 5.1. A ampliação da equipe do Saúde da Família com dentista para a comunidade de Caranguejo Tabaiares e a reforma e alargamento da Escola Municipal Edite Braga, em Afogados, foram as mais votadas. Diversas obras já foram realizadas na Microrregião (MR) 5.1 através do OP, como o aumento da policlínica Agamenon Magalhães e a construção do habitacional do São Miguel.
Há 10 anos como delegado do Orçamento Participativo, Orlando dos Santos encontrou no OP uma oportunidade de interagir com a gestão. “Vejo nesta plenária a única maneira de conversar com os parlamentares. É a união de uma população carente que tem voz e elege as obras desejadas”, declarou.
Para votar, os moradores precisam apresentar um documento de identificação com foto e ter idade igual ou maior de 16 anos. Em seguida, com auxílio de um técnico, executar o cadastramento em um dos 15 computadores disponíveis para votação. “O OP é um exemplo de democracia. Aqui temos o direito de escolha. Participo de todas as reuniões, nelas eu diálogo com a administração municipal”, afirmou o autônomo, Ezequiel Rosendo.
As plenárias do OP iniciaram no último dia 10 e seguem até agosto, em todas as regiões político-administrativas da cidade. O próximo encontro acontece, na segunda-feira (30), ás 19h, na Praça do ABC, no bairro da Mustardinha.