NOTÍCIAS

Cultura | 29.07.13 - 09h26

Conferência Municipal debaterá propostas para a Política Nacional de Resíduos sólidos

Os participantes vão definir ações prioritárias para o município e sugerir outras para serem debatidas na etapa estadual do evento

A Prefeitura do Recife realizará, nesta terça (30) e quarta-feira (31), a 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, com tema “Resíduos Sólidos e Sustentabilidade”. Mais de 200 pessoas, entre moradores, representantes de entidades, ONGs, instituições de ensino, empresários e observadores, vão participar das discussões e elaborar propostas com vista à consolidação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O evento será aberto às 9h, e ocorrerá no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena.

A conferência abordará uma das questões que mais afeta o meio ambiente no Brasil e no mundo: o tratamento e a destinação do lixo. Na ocasião, os participantes vão definir vinte ações prioritárias para o município e sugerir outras para serem debatidas na etapa estadual do evento. “Não há como conseguir bons resultados na área de resíduos sólidos, sem o envolvimento da sociedade. A conferência é um instrumento que aproxima o poder público da população, e ela nos ajudará a direcionar as ações do governo”, pontuou a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa.

A iniciativa também possibilitará que a comunidade conheça melhor os compromissos estabelecidos nos planos locais e regionais. Em março de deste ano, por exemplo, a PCR aderiu ao Plano de Resíduos Sólidos do Governo de Pernambuco, que contém as principais diretrizes sobre políticas públicas para a área. Uma alternativa moderna que inclui tratamento e reciclagem de resíduos; e faz os municípios da Região Metropolitana atuarem de forma integrada. O evento ainda visa elaborar estratégias de mitigação dos impactos ambientais; identificar soluções para diminuir a geração de resíduos e mudar padrão de consumo.

Para contribuir com o debate, no primeiro dia, haverá a apresentação de um painel sobre Resíduos Sólidos pelo professor da UFPE José Fernando Jucá, autor e organizador de diversos livros. Jucá também coordena projetos de pesquisa nas áreas de Geotecnia Ambiental, Bioenergia e Resíduos Sólidos Urbanos. Após a palestra, as pessoas serão divididas em quatro grupos temáticos de trabalho. São eles: Produção e Consumo Sustentáveis; Redução dos impactos ambientais; Geração de Emprego, Trabalho e Renda; e Educação Ambiental.

Já o segundo dia do evento será marcado pelas plenárias. Neste momento, as ações elaboradas pelos grupos de trabalho serão lidas, debatidas e eleitas as prioritárias. Por fim, ocorrerá a escolha dos 12 delegados que representarão a capital pernambucana durante a Conferência Estadual de Meio Ambiente, prevista para o segundo semestre deste ano. “Não é suficiente ter um bom serviço de coleta e um plano de gestão. Temos que repensar o tipo de consumo e o desperdício de jogar fora artigos recicláveis, que são objetivos de valor no mercado. Esses materiais precisam voltar para a cadeia produtiva, gerando renda a quem precisa e benefícios ao meio ambiente”, concluiu Cida Pedrosa.