Geraldo reforça Assistência Social com 60 educadores
[caption id="attachment_36774" align="alignnone" width="680"] Geraldo: "Na beira do abismo são vocês que dão a mão para trazer os jovens de volta à sociedade". (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]
A rede de Assistência Social do Recife ganhou um reforço na manhã desta segunda-feira (29). O prefeito Geraldo Julio nomeou 60 novos Educadores Sociais, selecionados através de concurso público em 2010, para atuar no acompanhamento de adolescentes e jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas. Os profissionais serão vinculados ao Instituto de Assistência e Social e Cidadania (Iasc) e atuarão integrados ao Pacto pela Vida do Recife.
Com as convocações, serão 258 educadores sociais atuando nas seis regiões político-administrativas da cidade. Dos 60 nomeados hoje, 54 foram chamados obedecendo a ordem de classificação no concurso; outros seis entraram na cota de pessoas com deficiência. Todos possuem nível médio completo. Eles terão a missão de acompanhar o rendimento escolar e a saúde dos reeducandos, além de encaminhá-los para cursos profissionalizantes, quando necessário.
Geraldo Julio classificou a iniciativa como um importante passo para a construção de um projeto de vida para esses jovens. "Esse ato de hoje traduz a essência do nosso trabalho, que é cuidar das pessoas que mais precisam do serviço público. Estamos cuidando do centro da questão. O trabalho de vocês é central, e, sem dúvida, chegará na população mais vulnerável. Na beira do abismo são vocês que dão a mão para trazer os jovens de volta à sociedade", afirmou o gestor, durante cerimônia realizada no auditório Capiba, no 15º andar da PCR.
O prefeito do Recife reiterou a necessidade do trabalho dos educadores ao tempo em que citou a atuação do Executivo Municipal no Pacto pela Vida do Recife. "Dentro desse processo de redução da violência, o papel da Prefeitura é a prevenção; e é justamente aí que vocês entram. Vamos continuar trabalhando juntos nesse mesmo ritmo de integração, para garantir uma porta, uma janela para os que, infelizmente, entraram nesse mundo. Para que não se torne sem volta", finalizou Geraldo.
Moradora do bairro de Casa Forte, Nívea Gouveia, 32 anos, foi a primeira a chegar ao auditório e não conseguia esconder a ansiedade para começar a trabalhar. "Estou desde 2010 esperando essa nomeação. Ainda não consigo acreditar que finalmente saiu. Estou preparada para ter o meu melhor desempenho. Meu objetivo maior é realmente ajudar os que mais precisam", comentou Nívea.
BOA VISTA - Os novos educadores serão alocados no Centro de Referência em Assistência Social (Craes) do bairro da Boa Vista, que é especializado no cuidado de adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. Os convocados passarão por um curso de capacitação oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do município, que começa na quarta-feira (31) e terá duração de uma semana.
Atualmente, o Recife conta com três Craes: um no bairro da Boa Vista; outro na Madalena, com foco em crianças e adolescentes; e um terceiro no Cordeiro, para cuidar da pessoa idosa e com deficiência - sendo este último já implantado pela gestão atual. A meta da Prefeitura e concluir o ano de 2013 com quatro unidades do tipo.
Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna reforçou o desempenho dos profissionais no cotidiano dos jovens. "Esse deve ser um trabalho integrado com todas secretarias da prefeitura, porque envolve o compromisso com a vida. Vamos continuar ouvindo o que os adolescentes querem e gostam de fazer para encaminhá-los para cursos profissionalizantes, por exemplo. Assim, vamos garantir a construção de um novo futuro", pontuou.