PCR realiza Fórum de Mobilização para o Núcleo Comunitário de Defesa Civil na UR-7
Moradores da UR-7 participaram do Fórum de Mobilização e Sensibilização para o Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec), que foi realizado na manhã desta terça-feira (29), na sede da ONG Movimento de Assistência e Inclusão Social (Mais). O encontro foi promovido pela Secretaria Executiva de Defesa Civil e contou com a apresentação cultural do grupo de coco Bate o Ganzá.
O fórum teve como objetivo apresentar a população como funcionará o Núcleo Comunitário de Defesa Civil, que capacita jovens para contribuir com as atividades ligadas ao trabalho da pasta, a partir de um curso básico sobre Defesa Civil e oficinas sobre temas variados como cidadania, meio ambiente, comunicação, teatro, mosaico, entre outros assuntos.
“Durante as atividades do Nudec, vamos estimular o olhar dos jovens para as comunidades onde eles vivem e ajudá-los a entender o que é morar em áreas de risco e de que forma eles podem se adaptar a esse cenário adotando práticas seguras“, explicou a gerente geral de Atenção Social da Sedec, Keila Ferreira. Também presente no evento, o líder comunitário Adenízio Pereira destacou a proposta do Nudec de integrar a comunidade. “É uma parceria que irá beneficiar o coletivo, pois essa integração entre os moradores que vivem em áreas com barreiras é muito importante”, afirmou.
O Nudec da Várzea é direcionado para crianças e adolescentes que moram nas localidades de Jardim Teresópolis, Jardim Petrópolis, Brega e Chique, Rosa Selvagem, Barreiras e UR-07. Entre os jovens já inscritos no projeto, está Paula Katiana, de 15 anos. “Estou animada porque vai ser uma experiência nova em que vou aprender sobre diferentes assuntos”. Informações sobre as inscrições podem ser obtidas pelo telefone 3355-6796.
NUDEC – Atualmente 30 jovens estão participando do Nudec da Lagoa Encantada; 27 estão fazendo parte do Nudec da Linha do Tiro; e outros 30 jovens estão participando do Nudec do Morro da Conceição. Em 2013, um projeto piloto foi implantado na Guabiraba, abrangendo as comunidades do Córrego José Idalino e do Córrego da Loura, capacitando 27 jovens ao longo de cinco meses.