NOTÍCIAS

| 29.07.15 - 15h02

Direitos das mulheres ganham destaque na Semana de Aleitamento Materno

A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), comemorada entre os dias 1º e 7, cujo tema deste ano é ‘Amamentação e trabalho – Para dar certo o compromisso é de todos’, chama atenção para os direitos das mulheres, entre eles o de amamentar. No Recife, a programação acontecerá em várias unidades de saúde, em todos os distritos sanitários (ver quadro), e contará com palestras educativas, rodas de diálogo, oficinas, mamaço e ações de promoção ao aleitamento.

Na segunda-feira (3), a abertura do evento será realizada na sede da Secretaria Estadual de Saúde, no Bongi, com profissionais da área que discutirão o tema. Na terça (4), quarta (5) e quinta-feira (6), pacientes da Maternidade Bandeira Filho, localizada em Afogados, assistirão a um vídeo sobre aleitamento materno.

Um dos objetivos da SMAM, que acontece em 120 países do mundo, é conectar os esforços que permitam às mulheres trabalhar e amamentar em todos os lugares. O Ministério da Saúde, em 2010, regulamentou a implementação das salas de apoio à amamentação nas empresas. "A sala de apoio à amamentação servirá justamente para as mulheres que ainda desejam manter a amamentação do seu filho, mesmo depois de voltar ao trabalho. Deverá ser um local agradável, onde exista minimamente uma pia para lavar as mãos, freezer para armazenar leite em vidros previamente esterelizados e uma poltrona. Durante o dia de trabalho ela coleta e armazena o seu leite e, ao final do expediente, poderá levá-lo para casa no recipiente adequado", explicou a coordenadora da Política de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente do Recife, Alessandra Fam.

"A amamentação exclusiva é recomendada durante os seis primeiros meses de vida do bebê, mas a amamentação deve ser continuada durante os dois primeiros anos de vida, de forma complementada com alimentação saudável", afirmou Alessandra.

Direito - Reforçando as estratégias de apoio ao aleitamento materno, desde 2007 a Prefeitura do Recife garante Licença Maternidade de 6 meses (180 dias) para as servidoras efetivas e desde março de 2013 esse direito foi ampliado para as servidoras da Administração Indireta da PCR.

Atualmente o município do Recife conta com 10 Salas de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta, estando assim distribuídas: em 2 Maternidades Municipais (Maternidade Arnaldo Marques e Bandeira Filho), nas 5 Maternidades de Alto Risco (HAM, HBL, HC, IMIP e CISAM), em 2 consultórios de aleitamento privados (UNIAME e AMA) e na sede da CHESF.

Banco de Leite - O Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Bandeira Filho, da PCR, existe desde 2009 e funciona 24h para atendimento interno e externo. São captados de 8 a 10 litros por mês. Essa quantidade é ofertada a uma média de 25 a 30 recém-nascidos por mês, prematuros ou que estejam com perda de peso.

Em novembro do ano passado, a Bandeira Filho recebeu o Certificado de Excelência em Bancos de Leite, na Categoria Ouro, que reconhece o padrão de qualidade do serviço. O prêmio é entregue aos bancos que seguem os padrões internacionais no manejo do aleitamento, levando em consideração a coleta, pasteurização e distribuição. Outros bancos de leite do Estado também receberam o certificado.

 

Clique aqui e confira a programação