NOTÍCIAS

Turismo | 29.07.16 - 19h50

Recife Antigo de Coração celebra o maracatu neste domingo

Ritmo que surgiu nas senzalas do Brasil colonial será festejado nesta edição do projeto oferecido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer

 

Neste domingo (31), o Recife Antigo de Coração toma conta do bairro histórico, tendo como tema um dois mais tradicionais ritmos nordestinos, celebração de matriz africana que restituiu, ainda que simbolicamente, a nobreza aos negros expatriados e escravizados no Brasil. Para celebrar o Dia Estadual do Maracatu, comemorado na próxima segunda, o projeto da Prefeitura do Recife, executado pela Secretaria de Turismo e Lazer, vai realizar cortejo, exposição de roupas e elementos cênicos, além de oficinas musicais, numa percussiva e colorida homenagem à manifestação que há séculos embala e enobrece a cultura nordestina.

A partir das 14h, apresentam-se os maracatus Leão da Campina, Cruzeiro do Forte, Estrela Brilhante e Porto Rico. Às 18h, as nações se encontram numa grande celebração no palco do Marco Zero.

A sustentabilidade também será um dos temas contemplados pela programação desta edição. Promovida pelo Serviço de Tecnologia Alternativa, uma feirinha irá ensinar técnicas de manejo sustentável de recursos hídricos, energéticos e de alimentos. A II Mostra de Ecotecnologias, que será realizada na Rio Branco, das 8h às 18h, pretende divulgar invenções criativas, de baixo custo e grande impacto ambiental.

Das 10h às 16h, a história pede passagem na Avenida Rio Branco. Uma intervenção urbana chamada Recife Imersivo transportará os frequentadores do bairro ao século passado, por meio da realidade virtual. O passaporte para a viagem no tempo é um smartphone. A partir dele, o público poderá ver como era a principal avenida da cidade no século passado. A intervenção é da Avi Rec - Artes Visuais Imersivas, com produção do Studio Z7, Preta Design e Eduardo Firme.

Além de viajar no tempo, o público poderá trocar boas ações por livros. A ação, 1010 Maneiras de Comprar um Livro sem Dinheiro, que tem como objetivo estimular a leitura e o consumo consciente, será realizada Avenida Rio Branco, das 14h às 18h, oferecendo livros em troca de boas práticas, como abraçar um desconhecido ou declamar uma poesia.

A Rio Branco receberá ainda a Ação do Coração, da Organização de Auxílio Fraterno. Das 8h às 12h, serão oferecidas oficinas de confecção de corações de diferentes materiais para multiplicar o amor na cidade. 

Para os pequenos, vai ter cama elástica e piscina de bolas na Avenida Marquês de Olinda durante todo o dia. A criançada contará ainda com jogos de tabuleiro e o Projeto Escolinha de Bike, do Itaú e Compartibike, de estímulo ao cicloativismo infantil. O Clube do Riso vai descontrair a programação infantil das 16h e 18h.

Muitos shows vão animar o domingo no bairro histórico. A partir das 10h, o Show do Bem levará para o palco montado em frente ao Marco Zero Adriana B., Raízes do Rubem e Pecinho Amorim. 

No Dançando na Rua, que acontece na Praça do Arsenal, das 15h às 18h, a bailarina Andréa Carvalho recebe casais e grupos de dança para bailar ao som da Orquestra Surreal.

Para quem quiser aproveitar o domingo para praticar exercícios ao ar livre, não faltarão oportunidades. Além da Ciclofaixa de Turismo e Lazer, cujas três rotas desembocam no bairro, serão oferecidas modalidades esportivas as mais variadas. Na Marquês de Olinda, rugby, futebol, vôlei, parkour, badminton, handebol, basquete de rua e rampas de skates vão convidar o público a suar a camisa. Na Avenida Alfredo Lisboa, será montada uma pista de patinação, para iniciantes e iniciados. E na Rua Dona Maria César, uma fita de slackline vai testar o equilíbrio dos frequentadores do bairro.