Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 29.07.17 - 12h53

Ação Social leva saúde e lazer para população no Sítio Trindade

A manhã de sábado foi repleta de atividades para toda família. Serviços gratuitos como vacinação, corte de cabelo, cinema infantil, troca de livros, brechó de roupa, feira orgânica e oficina de turbante foram algumas atrações da Ação Social do mês de julho

 

A chuva que insistia em cair no começo da manhã não foi empecilho para os moradores da Zona Norte do Recife deixarem de aproveitar a Ação Social, realizada no Sítio Trindade, para promover saúde, educação, cidadania e lazer gratuitamente. O evento é uma realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, em parceria com as secretarias de Educação e Saúde. 

Segundo o chefe de eventos do Sítio Trindade, Jorge Roberto, mais de cem pessoas participaram da ação. "Há mais de três anos realizamos a Ação Social com o objetivo de levar saúde e lazer para os moradores do Recife, além de oferecer oportunidade aos comerciantes da região. Outro fator de destaque é trazer o maior número de pessoas para usar este equipamento público", destacou Jorge.  

Na área de saúde, os presentes puderam ser vacinados contra gripe e raiva, aferir a pressão arterial e glicemia, além de receber orientações sobre atividades físicas e saúde bucal. Também foram realizadas avaliações antropométricas, que cruzam informações referentes a peso e estatura.

Manuel da Silva, 60 anos, todo último sábado de cada mês sai do Ibura de Baixo para aproveitar a Ação Social. "Como são muitos serviços oferecidos, eu venho todo mês para aproveitar tudo. Hoje aferi a pressão e cortei meu cabelo. Gosto muito desse projeto", disse Manuel.

Como ele, muitos homens, mulheres e crianças aproveitaram a ação para mudar o visual, além de renovar o guarda roupa no brechó com pelas a partir de R$ 10.

O jovem Murilo Carlos, de 21 anos, ficou sabendo que teria corte de cabelo e veio correndo. "Adorei a iniciativa. Já chamei meus familiares e amigos. Aproveitei também os serviços de saúde e ainda renovei o visual", afirmou Murilo. 

Para comemorar o Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, celebrado na última terça-feira (25), a Secretaria da Mulher do Recife promoveu uma oficina de turbante e distribuição de material informativo sobre a rede de serviços de combate à violência contra a mulher.

A aposentada Lauricéia Ferreira, 63 anos, aproveitou pela primeira vez o evento. "Hoje cuidei da minha saúde e ainda vou sair daqui arrumada com a aula que tive para aprender a usar o turbante. A ação é maravilhosa", afirmou Lauricéia.

A professora Silvania Silva, 46 anos, moradora do Morro da Conceição, adorou a manhã diferente. "Aproveitei todos os serviços, aferi a pressão e glicemia, participei da oficina de turbante e ainda fiz umas comprinhas no brechó e na feira de artesanato. Amei a ação, tudo organizado com serviços gratuitos e de qualidade. Agora todo mês estarei aqui e vou indicar para familiares e amigos", enfatizou a professora.

No mês de férias, a criançada teve destaque na programação, com o projeto Cine na Rua, que exibiu o filme Sahara, além da tradicional Feira Lê, que estimula a troca de livros usados.

O público contou ainda com a feira orgânica, realizada todos os sábados e a feira de artesanato. A Ação Social é um projeto de periodicidade mensal, que enche o Sítio Trindade de serviços no último sábado de cada mês. Já pode deixar anotado na agenda: a próxima edição acontece no dia 26 de agosto, das 9h ao meio-dia.