NOTÍCIAS

Assuntos Jurídicos | 29.07.21 - 17h50

Procon Recife vai adotar sistema Proconsumidor

img_alt

Novo sistema vai dar mais celeridade e eficiência no atendimento (Foto: Procon/Divulgação)

 

O Procon Recife vai substituir o atual Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) pelo sistema ProConsumidor, da Secretaria Nacional do Consumidor, em 2022. Para isso,  o secretário-executivo de Defesa do Consumidor do Recife, Pablo Bismack, esteve em Maceió na última quarta-feira (28), acompanhado do gestor de atendimento do Procon Recife, Matheus Sobral, e da gestora da unidade jurídica, Pâmella Almeida, para conhecer o novo sistema que já está em funcionamento no Procon de Maceió (AL), onde a equipe foi recebida pelo diretor-executivo do Procon Maceió, Leandro Almeida.

Pablo Bismack ressalta que o Sistema ProConsumidor visa substituir aos poucos o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, e trata-se de uma tecnologia mais moderna que dará mais celeridade e eficiência no atendimento oferecido pelo Procon Recife. "A partir da nova tecnologia, será possível registrar consulta, denúncia e reclamação dos consumidores, e as tratativas poderão ser feitas por telefone, carta ou audiência", destaca.

De acordo com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) a expectativa é que a mudança seja feita em todos os órgãos de defesa do consumidor do país até 2023. A Senacon assume a infraestrutura, a atualização, a manutenção, a segurança e a proteção dos dados do sistema. Entre os benefícios do ProConsumidor, está a centralização do cadastro do fornecedor. A partir de única senha, as empresas poderão visualizar e responder às demandas de todo o Brasil. A Senacon disponibiliza um formulário de adesão e habilita eletronicamente as empresas que têm interesse em aderir. Os Procons também permanecem com a possibilidade de incluir novos fornecedores.

Atendimento

O Procon Recife atende presencialmente em sua sede, na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, na Boa Vista, e também nos Compaz Dom Helder Câmara (Coque), Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro) e Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha). A população pode acionar o Procon Recife ainda de forma remota pelos emails procon@recife.pe.gov.br (dúvidas), denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br (denúncias), pelo site procon.recife.pe.gov.br e pelo fone 0800 281 1311.