Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 29.07.21 - 09h38

Profissionais de saúde do Hospital Eduardo Campos recebem certificado do Curso de Libras

img_alt

A formação, promovida pela Gerência da Pessoa com Deficiência do Recife, visa superar barreiras comunicacionais, garantir a acessibilidade e promover um atendimento mais humanizado. (Foto: Cortesia)

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, certificou 12 profissionais de saúde no Curso Básico de de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) nesta terça-feira (27). A capacitação aconteceu em parceria com a Secretaria de Saúde, no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, para recepcionistas, técnicos de laboratório, enfermeiros e outros trabalhadores da saúde. A iniciativa teve o objetivo de assegurar a acessibilidade comunicacional nos espaços públicos municipais. Ao final do curso, os participantes receberam um certificado referente a 30 horas-aula.

Para Ana Paiva, coordenadora da Central de Informações Assistenciais, a formação possibilitou uma reflexão sobre proporcionar um atendimento sem barreiras. “O Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, como o próprio nome já diz, tem a proposta de viabilizar um atendimento mais humanizado devido a sua especificidade. Precisamos atender um público que possui várias possibilidades de deficiência, seja auditiva, visual ou de mobilidade. Dessa forma, apesar do Curso de Libras ser muito específico, foi possível ampliar o olhar para entender a necessidade do outro seja ela qual for”, contou. 

“Com o certificado do Curso Básico I de Libras, que tem uma carga horária referente a 30 horas-aula, o profissional de saúde poderá realizar um atendimento acessível e ainda mais humanizado. Já o paciente poderá garantir uma independência e autonomia comunicacional”, reforçou o gerente da Pessoa com Deficiência, Paulo Fernando. 

Desde 2014, quando foi concluída a primeira turma do Curso Básico de Libras promovido pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos do Recife, cerca de 145 pessoas já foram formadas pelo curso, além de pelo menos 200 outras pelas oficinas. Segundo o censo do IBGE 2010, das 431.359 pessoas com deficiência no município do Recife, 5,52% são pessoas surdas. Libras é a segunda língua oficializada no Brasil desde 2002, através da Lei nº 10.436/2002, e é a maneira mais recorrente de comunicação das pessoas com deficiência auditiva. 

HOSPITAL EDUARDO CAMPOS - Inaugurado no dia 1º de outubro de 2020, o Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa realiza, mensalmente, mais de 3,6 mil consultas, médicas e não médicas, 35 mil exames, entre exames de imagem e laboratoriais, que podem ser na área de Apoio ao Diagnóstico, incluindo ecocardiograma, eletrocardiograma, M.A.P.A, holter, ressonância magnética, ultrassonografia e tomografia. Já no bloco cirúrgico, onde acontecem procedimentos de pequeno porte, como retirada de pequenos tumores e outras lesões de pele, são realizadas em média 820 cirurgias eletivas.