Secretaria de Política Urbana e Licenciamento

NOTÍCIAS

Mobilidade | 29.07.22 - 16h44

CTTU conclui curso de atualização de agentes de trânsito

img_alt

Como atividade final, o efetivo realizou uma blitz educativa com foco nos fatores de riscos de sinistros de trânsito (Foto: Josenildo Gomes/CTTU)

Com o objetivo de padronizar a abordagem dos agentes de trânsito e garantir uma fiscalização cada vez mais efetiva em aumentar a segurança viária, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIRGS), promoveu um curso de capacitação de agentes de trânsito para atualizar o efetivo. O treinamento foi concluído nesta sexta-feira (29) com uma blitz educativa na Avenida Engenheiro José Estelita, para que os profissionais colocassem em prática a abordagem humanizada e as orientações ensinadas durante o curso.

As blitze realizadas pela CTTU contam com a parceria da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, que auxilia no treinamento dos agentes de trânsito para realizar abordagens com base em evidências. Na prática, as equipes de fiscalização e gestão de dados atuam em sintonia para que as localidades com mais sinistros de trânsito sejam contempladas. A abordagem dos agentes também segue essa regra: os cidadãos são parados e recebem orientações sobre os fatores de riscos de sinistros de trânsito identificados pelas equipes de gestão de dados em ocorrências anteriores. Além disso, o formato da blitz em relação ao posicionamento na via também é pensado para evitar retenções de trânsito e garantir a segurança viária do efetivo. Em 2022, já foram realizados seis treinamentos de atualização. Ao todo, mais de 120 agentes já foram contemplados. O curso atende à portaria nº 94/2017, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que estabelece que a formação deve acontecer a cada três anos.

Uma novidade é um novo dispositivo de sinalização, a barreira pantográfica horizontal refletiva sanfonada, que serve de proteção para os veículos parados na blitz. Uma faixa refletiva é posicionada para isolar a blitz e reduzir as velocidades dos veículos que se aproximam, otimizando o espaço para agilizar os bloqueios. O dispositivo foi doado pela Associação Internacional dos Chefes de Polícia (IACP).

 

Durante o treinamento, foram abordados temas como ética profissional e cidadania, direção defensiva, primeiros socorros, atualizações normativas pertinentes à área de fiscalização, atualizações do Código de Trânsito Brasileiro, integração com a engenharia de tráfico, além de técnicas de abordagem, operação e fiscalização. "Esses cursos de atualizações são muito importantes para que os agentes de trânsito tenham acesso às novas normativas e para que troquem entre si as experiências da rua e, juntos, possam se aperfeiçoar e entregar um serviço de cada vez mais qualidade à população", destacou o gerente geral de operação e fiscalização, Nilton Prazeres.