Recife lança nova Política Municipal de Saúde Integral da População Negra e implanta Comitê Técnico com foco na saúde da população negra
Lançamento acontece no dia 31 de julho, no auditório Capiba. Iniciativa representa um avanço estratégico no enfrentamento das desigualdades raciais em saúde no município
Na próxima quinta-feira, dia 31 de julho, às 9h, no auditório Capiba, localizado no 15º andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife, será lançado oficialmente a reformulação da Política Municipal de Saúde Integral da População Negra (PMSIPN) e implantado o Comitê Técnico de Saúde da População Negra (CTSPN) no município. A cerimônia representa um marco importante na luta por justiça e equidade racial na saúde pública da capital pernambucana.
Desde 2006, Recife vinha implementando a política de saúde voltada à população negra. Agora, após 19 anos, o município passa por uma reestruturação significativa que fortalece o compromisso institucional com o antirracismo na saúde e às desigualdades históricas que impactam a saúde desta população.
Uma das principais mudanças é a transição do antigo Grupo de Trabalho em Saúde da População Negra (GTSPN) para o novo Comitê Técnico (CTSPN). Diferente do GT, que era um grupo temporário voltado à formulação inicial da política, o CTSPN é um órgão permanente, com papel estratégico na consolidação e expansão das ações de promoção da equidade em saúde.
“O Comitê Técnico marca uma nova etapa da política. Com a criação dele, a política marca uma nova etapa, reafirmando e consolidando o caminho que já foi construído e aprimorando as ações de forma contínua, integrada e com forte participação social", destaca Rose Santos, gerente da Política de Saúde da População Negra do Recife.
Além da institucionalização permanente do comitê, outra inovação é a ampliação da participação social. O CTSPN terá representação de diversos setores da sociedade civil, incluindo movimentos negros, instituições acadêmicas e outras secretarias municipais, como Mulher, Direitos Humanos, Educação e Governo. Essa composição diversa fortalece a política ao trazer múltiplas perspectivas, saberes e experiências.
“Estamos assumindo um compromisso explícito com o antirracismo institucional e com o enfrentamento das múltiplas formas de opressão que afetam a saúde da população, como o racismo, a LGBTQIAPN+fobia e o capacitismo. Isso exige uma abordagem interseccional, baseada nos direitos humanos, que coloque no centro a dignidade e o bem-viver das pessoas”, afirma Rose.
A nova PMSIPN traz diretrizes atualizadas que incluem a qualificação permanente dos profissionais de saúde, aprimoramento dos sistemas de informação com recorte étnico-racial, atenção especializada a grupos vulnerabilizados, valorização das práticas e saberes tradicionais e ancestrais na saúde.
Serviço
Lançamento da nova Política Municipal de Saúde Integral da População Negra e implantação do Comitê Técnico de Saúde da População Negra do Recife
Data: Quinta-feira, 31 de julho
Horário: 9h
Local: Auditório Capiba, 15º andar da Prefeitura do Recife