Dia Nacional de Combate ao Fumo é lembrado com várias ações no Recife
Por Junior Aguiar
As atividades que marcam o Dia Nacional de Combate ao Fumo no Recife (29 de agosto) aconteceram em várias unidades de saúde do Município. Desde a última segunda-feira (27) acontecem palestras, oficinas educativas, exibição de vídeos e encontros em várias Unidades da Rede. Tudo com o objetivo de conscientizar a população a respeito dos malefícios do cigarro.
Os eventos também servem para orientar aqueles que desejam parar de fumar. Os dependentes são encaminhados para tratamentos na Rede Municipal de Saúde através dos serviços oferecidos pela Coordenação de Controle ao Tabagismo cujo sistema é destaque nacional na área. As mobilizações acontecem nas Unidades de Saúde da Capital além de outros lugares.
Nesta quarta-feira, data oficial da celebração nacional de combate ao fumo, moradores do bairro de Santo Amaro se encontraram no salão paroquial da Igreja de São Sebastião para uma série de palestras que abordou o tema. Os participantes ainda tiveram a oportunidade de receber orientações sobre tratamentos e conhecer o sistema oferecido na Rede no combate a dependência através dos Centros de Atenção Psicossocial.
De acordo com a gerente de Atenção Básica à Saúde do Distrito Sanitário I, Renata Souza, a ação traz a importância de facilitar o acesso da população às informações básicas. “Muita gente sente dificuldade em parar de fumar, mas os nossos serviços ajudam qualquer um que estejam interessados em se livrar do cigarro. Com essas e outras mobilizações pretendemos conscientizar cada vez mais a população”, disse.
Com cerca de 30 participantes, a ocasião oportunizou a criação de um grupo de idosos. A partir da próxima semana, o salão paroquial da Igreja de São Sebastião será local de encontro entre pessoas da terceira idade onde serão debatidos assuntos relacionados à Saúde com a organização dos profissionais da Rede Municipal. “A presença de idosos foi grande hoje aqui no evento, então decidimos criar um novo grupo de idosos moradores de Santo amaro para encontros semanais de promoção à Saúde”, contou Renata.
Ainda nesta quarta-feira os usuários da USF São José do Coque que fica no bairro da Ilha de Joana Bezerra, participaram de uma oficina educativa sobre alimentação saudável.
Essas e outras ações ainda serão realizadas nas Unidades de Saúde da Família espalhados pelo Recife. Os eventos seguirão até o final de setembro e contemplarão moradores dos bairros de Água Fria, Coelhos, Dois Unidos, Bomba do Hemetério, Linha do Tiro, Hipódromo e Peixinhos. Vale lembrar que todos os eventos são abertos ao público e que para participar basta apenas comparecer.