Direitos Humanos e Segurança Cidadã é pauta do OP
A reunião temática reuniu 157 pessoas, que se cadastraram para participar da votação
[caption id="attachment_25009" align="alignleft" width="334"] Plenária do Orçamento Participativo de Direitos Humanos e Segurança Cidadã. Foto: Inaldo Lins[/caption]Com intuito de debater políticas públicas, a Prefeitura do Recife (PCR) realizou, na noite desta terça-feira (28), a plenária do Orçamento Participativo de Direitos Humanos e Segurança Cidadã. O evento aconteceu no antigo Colégio Nóbrega, no bairro da Boa Vista.
O encontro temático reuniu 157 pessoas, que antes de iniciar a votação, acompanharam o balanço da gestão. Durante o OP, os participantes receberam uma listagem contendo 11 ações legíveis para votação, entre elas estavam políticas públicas voltadas para a prevenção à violência, ao voluntariado e a orientação de defesa dos direitos humanos.
A população elegeu a lista com três obras prioritárias. Com 421 votos, a identificação de ações de caráter preventivo da violência e ações geradoras de segurança para comunidade, através de um diagnóstico urbano e participativo, relacionando espaços vulneráveis à violência, liderou a listagem.
Na ocasião, também foram eleitos 12 delegados, responsáveis por fiscalizar as obras, que serão executadas a partir de 2013. A secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo, ressaltou a importância do acompanhamento das ações votadas. “Reunimos para debater a maneira como a gestão pública deve investir os impostos que pagamos todos os anos. É fundamental que a população escolha bem suas prioridades, pois as ações melhoraram a qualidade de vida das pessoas”, afirmou a secretária.
O projeto Identidade Cidadã, que assegura a documentação civil, foi criado através de votação nas plenárias do OP. Cerca de 5000 mil RGS foram produzidos, no mês de junho/2011 a julho/2012, para pessoas que não possuíam a documentação.
Confira abaixo a lista com as três ações:
- Política de prevenção à violência
1ª Ação: Identificar de ações de caráter preventivo da violência e ações geradoras de segurança para comunidade, através de um diagnóstico urbano e participativo, relacionando espaços vulneráveis à violência e as potencialidades locais. Total de votos: 421
- Políticas voltadas para o voluntariado
2ª Ação: Promover mensalmente o cine direitos humanos abordando através do cinema temas que envolvam a defesa e orientação em direitos humanos. Total de votos: 244
3ªAção: Programa Doula Comunitária: Tem por objetivo acolher e assistir integralmente a gestante e seu bebê antes, durante e depois do parto. Através da humanização do pré-natal e nascimento, com estímulo ao parto normal e incentivo ao aleitamento nas maternidades municipais.