NOTÍCIAS

Cultura | 29.08.12 - 18h56

OP temático elegeu prioridades para pessoas em situação de rua

[caption id="attachment_25053" align="alignleft" width="334"] Ao todo, 191 pessoas representantes do grupo votaram em três temas. Foto: Clélio Tomaz[/caption]

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Assistência Social e IASC, realizou nesta quarta-feira (29), a primeira reunião temática voltada para pessoas em situação de rua. A reunião aconteceu no CREAS POP, localizado na Rua da Glória, bairro da Boa Vista. Na ocasião foram discutidos temas que irão colaborar com a melhoria desse segmento da população.

Ao todo, 191 pessoas representantes do grupo votaram em três temas e três ações prioritárias que serão realizadas no próximo período. Durante a plenária, o público escolheu sete delegados que acompanharão a realização das ações escolhidas. Em primeiro lugar, com 64 votos, foi eleito o tema Acolhimento, com a ação de ampliar a oferta de acolhimento à população em situação de rua. O segundo foi a Qualidade de Vida Saudável, que visa implantar o CAPS-AD (Álcool e Drogas) 24 horas, a Casa do Meio do Caminho, destinada ao público infanto-juvenil e ampliar o atendimento aos usuários de drogas e assistência à saúde. Por fim, o terceiro tema foi a Promoção de Cidadania, ação que vai garantir o Programa Brasil sem Miséria, Qualificação e emprego, e 10% das vagas dos cursos para a população em situação de rua.

A plenária contou com a participação da secretária de Assistência Social, Niedja Queiroz, a diretora do IASC, Melissa Azevedo, a secretária do Geraldão, Renata Lucena e a secretária da Mulher, Rejane Pereira. Além do Padre Luiz Meira, o conselheiro tutelar Geraldo Nóbrega, o ex-morador de rua, Felipe Santiago e o promotor do Ministério Público, Westi Condi. “A secretaria está realizando hoje uma plenária para os invisíveis, que são as pessoas que moram na rua e que estão de alguma forma acolhidas pela Assistência Social. É necessário reunir essa população para que ela possa votar nas ações e se tornem visíveis”, disse a secretária Niedja Queiroz.


“Esta é a primeira plenária voltada para as pessoas em situação de rua e um espaço para a cidadania através da participação popular, onde eles podem exercer o momento de voz e garantia do direito através da eleição, é um momento histórico para a democracia na cidade”, destacou a diretora do IASC, Melissa Azevedo. Ainda no encontro, as pessoas em situação de rua puderam acompanhar a apresentação do grupo de idosos Viver a Vida, do bairro Campina do Barreto.