Palestra do Escola para Pais reúne responsáveis por beneficiários do Bolsa Escola Municipal
Por Fábio Callado
Cerca de 50 pais, mães ou responsáveis legais pelos beneficiários do Bolsa Escola estiveram presentes na 3ª Vara da Infância e da Juventude, na Boa Vista, nesta terça-feira (28), para assistir às conferências “Expressões da sexualidade na infância e na adolescência” e “As diferenças de gênero”, ministradas pela professora da Gerência de Trabalho em Orientação Sexual (GTOS), Flávia Verçoza. O encontro faz parte do ciclo de palestras do “Escola para Pais” – uma parceria dos programas Bolsa Escola Municipal e Escola que Protege.
Logo no início, a professora levantou questões simples a respeito de homens e mulheres como as tarefas realizadas dentro de casa. Em seguida, apresentou o curta metragem brasileiro “Acorda Raimundo... Acorda!”. Após a exibição da película, foi realizado um debate sobre o papel do homem e da mulher na sociedade. A professora do GTOS, Flávia Verçoza, explicou o objetivo dessa palestra para os responsáveis e beneficiários do Programa Bolsa Escola Municipal. “Discutir as relações de gênero com as famílias. Assim, despertamos a atenção dos pais para assuntos que consideramos importantes para a educação dos filhos”, afirmou.
Umas das coordenadoras das atividades culturais da Diretoria de Apoio Social à Educação (Dase), Rafaela Ávila, lembrou a importância das palestras para os beneficiários. “O Programa Bolsa Escola não acompanha só a frequência escolar da criança. Ele também procura orientar os beneficiários, que muitas vezes não sabem como esclarecer os filhos quando são indagados com perguntas como “mamãe, o que é sexo?”’ou “por que papai trabalha e a senhora fica em casa?”. O programa tem parcerias com instituições como a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal, que resultam em palestras socioeducativas, na tentativa de esclarecer sobre os assuntos que ainda são considerados tabus" , frisou.
A manicure Josileide Marques, de 34 anos, fez elogios ao evento. “Adorei. Gostei muito do filme e do debate depois dele porque me fizeram tirar muitas dúvidas”, lembrou a mãe de Jeane, de 10 e de Lorrany, de 8 anos. Nas discussões desta terça, os pais, mães ou responsáveis presentes representaram os beneficiários do Programa Bolsa Escola Municipal, na Escola Municipal Vila Sésamo, do Ibura. Na próxima sexta-feira (31), serão os filhos destas pessoas que irão assistir à palestra com a mesma temática. Cerca de 50 crianças e adolescentes irão ao Centro de Formação de Educadores Paulo Freire, na Madalena, na ocasião.