NOTÍCIAS

Cultura | 29.08.12 - 15h43

Prefeito João da Costa realiza vistoria em obras da Zona Norte do Recife

O prefeito João da Costa realizou, na manhã dessa quarta-feira (29), uma vistoria em obras que estão sendo realizadas na zona norte da cidade. Ao todo foram cinco locais visitados: Parque de Apipucos, Parque de Santana (ambos do Projeto Capibaribe Melhor), o Canal da Ponte do Parnamirim (Programa Canais do Recife), Academia da Cidade de Chão de Estrelas e a Academia da Saúde na Campina do Barreto.

O gestor avaliou positivamente o andamento das obras vistoriadas. “Nós precisamos estar visitando as obras, checando os encaminhamentos dessas construções  porque a gente tem um cronograma para concluir até dezembro. Até o fim do ano queremos entregar à população estruturas que vão melhorar a qualidade de vida delas”, disse.
[flickrslideshow acct_name="recifeweb" id="72157631308656730"]
Os serviços seguem dentro do cronograma estipulado pela Prefeitura do Recife. Os parques que fazem parte do projeto Capibaribe Melhor - Apipucos, Santana e Caiara tiveram um investimento de R$ 24,5 milhões e oferecerão quadras, espaços de educação ambiental, áreas para eventos, brinquedos entre outras dezenas de atrativos para os recifenses. O Parque de Santana será o maior do Recife e foi expandido de 26 mil m² para 63 mil m². A intervenção irá beneficiar cerca de 72 mil habitantes de Casa Forte, Parnamirim, Poço da Panela, Dois Irmãos entre outros bairros. No local, estão sendo construídas duas quadras poliesportivas, campo de futebol, estacionamento, área para eventos, pistas de caminhada e skate, espaço para bicicross, além de ciclovia e Academia da Cidade.

Em Apipucos, será oferecida uma área de lazer de 89 hectares, beneficiando 92 mil habitantes dessa região. O projeto do parque prevê a criação de uma área onde a educação ambiental será o foco principal tendo, para isso, um espaço público de contemplação, lazer recreativo e cultural. A criação da área Janela para o Capibaribe facilitará à população a visualização do Rio Capibaribe na parte leste do equipamento e abrigará o Polo Recreativo-Cultural. O parque terá, ainda, estacionamento para carros e ônibus (visto que será um ponto para excursões de estudantes), quiosques para alimentação, piers, mirante, pedalinhos, passeios e ancoradouro, além do atrativo da academia de ginástica voltada para idosos.

Dentro do Programa Canais do Recife, o prefeito observou o andamento das obras no bairro do Parnamirim. Trata-se de uma das maiores ações de melhorias em canais das últimas décadas. Na primeira etapa, 18 áreas serão beneficiadas com obras numa parceria com os governos Federal e Estadual. Ao todo, serão investidos R$ 95,3 milhões, provenientes do PAC Drenagem, em serviços de urbanização, revestimento, limpeza, recuperação ambiental, pavimentação e drenagem das vias próximas. As intervenções acontecem nos canais do Iraque (trecho 1), Ourém, Santa Terezinha, Santa Rosa, Valença, Caiara, ABC, Buriti, Prado, Parnamirim, São Mateus, Jenipapo, Serpro e Sport. Também serão contemplados outros cinco canais, que foram escolhidos nas plenárias do Orçamento Participativo (OP): Guarulhos, Ibiporã, Pessegueiros, Ibura de Baixo / Rio Prata, Iraque (trecho 2).

Já a Academia da Cidade de Chão de Estrelas,  votada pela comunidade através do Orçamento Participativo (OP), encontra-se encaminhada para finalizar o projeto em dezembro deste ano. Os moradores terão acesso gratuito a equipamentos e profissionais de educação física em espaços públicos de lazer. Para oferecer toda assistência necessária à população, a prefeitura conta com profissionais das áreas de Educação Física atuando nas unidades do programa com uma média de 60 mil atendimentos por mês. As atividades realizadas nas Academias da Cidade são dirigidas a pessoas de todas as idades e acontecem de segunda a sexta, das 5h30 às 8h30 e das 17h às 20h.