NOTÍCIAS

| 29.08.12 - 12h56

Vigilância Sanitária do Recife orienta a população sobre a compra da manteiga de garrafa

De origem animal, produto deve trazer no rótulo o selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ou Federal (SIF), entre outras exigências


Uma verdadeira ‘instituição’ nordestina, a manteiga de garrafa faz parte do cardápio e, quando não está presente na preparação, acompanha muitos dos pratos da culinária da região. No entanto, degustar essa delícia de aroma e sabor peculiares exige atenção por parte dos consumidores.

O gerente da Vigilância Sanitária do Recife, Luiz Paulo Brandão, alerta para os problemas decorrentes do consumo e compra do produto inadequado. “Derivada do leite, a manteiga pode causar problemas se a vaca da qual o líquido foi ordenhado estiver com alguma moléstia como brucelose, mastite ou tuberculose. Apesar de conter pouca água na sua composição, também pode sofrer deterioração, seja microbiológica ou não, como ocorre quando fica exposta ao calor e à incidência solar, o que altera suas características. Outro risco está na contaminação devido às condições sanitárias inadequadas durante o processamento, a produção ou o armazenamento da manteiga”, explica.

Para evitar riscos, é preciso observar alguns aspectos antes de adquirir a iguaria. “A população deve optar apenas pelos itens com procedência conhecida. Até por que, caso algum problema ocorra, o fabricante será responsabilizado. E, como todo alimento de origem animal, a manteiga de garrafa precisa ter no rótulo o selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ou Federal (SIF), além de informações como data de validade, lote e composição. As informações não podem deixar dúvida para quem adquire o produto”, detalha Brandão.

O gerente ainda aponta a importância de os compradores sempre repararem na embalagem. “O vasilhame tem de estar limpo e íntegro e não pode ser de garrafas reutilizadas de produtos como leite de coco ou de bebidas alcoólicas”, exemplifica.

Quem identificar manteiga de garrafa à venda na capital pernambucana que não obedeça à legislação deve denunciar à Ouvidoria SUS Recife pelo telefone 0800.281.1520. O teleatendimento funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, sem intervalo para almoço.

Saiba mais – A fabricação da manteiga de garrafa é em grande parte artesanal. O produto é obtido a partir do cozimento do creme de leite de vaca até que evapore praticamente toda a água e restem apenas a gordura e as partículas sólidas da nata. No Nordeste, é conhecida por nomes como manteiga de gado ou manteiga do sertão. Normalmente, se mantém líquida em temperatura ambiente e é utilizada na confecção do queijo-manteiga.