NOTÍCIAS

Cultura | 29.08.13 - 14h12

Conheça as influências portuguesas no Recife

[caption id="attachment_37850" align="aligncenter" width="680"] Obelisco da Restauração é um dos pontos turísticos do passeio. (Foto: Inaldo Lins/PCR)[/caption]


A “Influência Portuguesa no Recife” será o tema do próximo Passeio de Sensibilização Turística desenvolvido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer. O tour acontecerá nos sábados 31 de agosto e 14 de setembro, garantindo uma retrospectiva por locais que representam a cultura e arquitetura portuguesa até os tempos atuais.

Como de costume, o passeio tem saída pontual às 14h, da Praça do Arsenal, no Recife Antigo. A partir de lá, o roteiro vai contar com uma visita ao primeiro edifício secular do Real Hospital Português. A construção portuguesa carrega uma enorme referência para o polo médico brasileiro e, consequentemente, para o Estado.

Outro local que também marca a influência portuguesa no Recife é o Clube Português. O espaço, que tem quase 80 anos, foi criado especialmente porque a comunidade portuguesa sentia necessidade de um local para seu desenvolvimento social e cultural.

O conhecido Obelisco da Restauração, projetado pelo arquiteto português Maia Gomes baseado num esboço de Francisco Brennand, também não poderia ficar de fora desse tour. O monumento foi esculpido em Portugal, pesa 20 toneladas, tem 10 metros de altura e foi implantado acima de uma rosa dos ventos. A obra é dedicada aos heróis da insurreição Pernambucana e atualmente está localizada no Cais da Alfândega.

O tour “Influência Portuguesa no Recife” conta ainda com um passeio pelo Gabinete Português de Leitura e Capela Dourada, ambos no bairro de Santo Antônio; e Clube Barroso, em Santo Amaro. Para participar é necessário se inscrever pelo telefone 3355-8605, sempre nas sextas-feiras que antecedem o projeto. As ligações podem ser realizadas a partir das 8h.

Sete de Setembro

O roteiro da “Influência Portuguesa no Recife” acontecerá em dois sábados intercalados por conta do dia 7 de setembro, que também será num sábado. A data marca o dia da Independência do Brasil e terá um roteiro específico com essa temática. Os detalhes serão divulgados na próxima semana.