NOTÍCIAS

Cultura | 29.08.14 - 10h13

Dupla do Núcleo de Altas Habilidades da PCR se prepara para final estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

[caption id="attachment_48338" align="alignleft" width="680"] Dois alunos da Prefeitura do Recife disputam a final estadual com mais 22 equipes de Ensino Médio de Pernambuco. A competição será neste sábado, na Secretaria Estadual de Educação. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)[/caption]

Dois estudantes do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS) da Prefeitura do Recife estão se preparando para disputar a final estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que será neste sábado (30), na quadra da Secretaria Estadual de Educação, no bairro da Várzea. Gabriel Cândido da Silva, 15 anos, e Ivson Gouveia, 16, ficaram na 5ª colocação do nível 2 (Ensino Médio) da etapa estadual disputada no dia 9 de agosto, no mesmo local. Na primeira etapa regional, 73 equipes de Ensino Médio de escolas públicas e particulares competiram, e 23 delas chegaram à final. Quem passar desta etapa disputará a fase nacional da OBR, em São Carlos, no interior de São Paulo. A competição tem o apoio da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Educação da cidade.

Os dois adolescente estudam em escolas estaduais e têm aula de robótica uma vez por semana no NAAHS, em Casa Amarela. Desde que se classificou à final, a dupla está indo ao núcleo todos os dias para aprimorar a montagem e a programação do robô que desenvolveram. "Nosso robô está bem melhor do que o anterior. Para falar a verdade, nós não esperávamos chegar à final, mas agora estamos confiantes de que temos condições de passar para a fase nacional", disse Ivson, que já convidou a família e os outros amigos do NAAHS para assistirem à final. Aluno do 1º ano do Ginásio Pernambucano, ele já pensa em aproveitar os conhecimentos que adquiriu na programação do robô para fazer faculdade de Ciências da Computação. "Para fazer a programação, uso muito os conhecimentos que tenho de matemática e de física mecânica. Estou gostando muito das aulas de robótica", disse o finalista.

Um dos treinadores da dupla é Alderir Gomes Cavalcanti, educador da LEGO ZOOM, que é a empresa fornecedora dos robôs de peças LEGO e parceira da PCR na implantação do Programa Robótica na Escola. "Gabriel e Ivson vão disputar com equipes bem mais experientes, que têm aula de robótica há mais de dois anos nas escolas estaduais e particulares. Mesmo assim eles têm chance, pois estão bem preparados e conseguiram adiantar muita coisa. Eles começaram a ter aula de robótica este ano e já tiveram uma boa colocação na olimpíada. Por terem altas habilidades, eles conseguem desenvolver mais rápido que outros alunos e avançaram muito em pouco tempo", avalia Alderir.

Nos últimos dias, todos os 78 estudantes de escolas públicas e particulares atendidos no Núcleo de Altas Habilidades da Prefeitura do Recife depositaram os votos em uma urna para escolher o nome do robô montado e programado por Ivson e Gabriel. O escolhido foi Legobô, já que o robô usado na competição é feito com blocos de encaixe da LEGO ZOOM. A coordenadora do NAAHS Recife, Jussara Vieira, está organizando a ida dos alunos do núcleo para formarem uma torcida pela dupla finalista no sábado. "As aulas de robóticas e a participação dos alunos na olimpíada fez com que eles viessem ao NAAHs com mais frequência e as famílias também estão mais interessadas por verem a animação e o empenho dos estudantes. A robótica é uma atividade diferenciada e inovadora. Os alunos têm contato com uma tecnologia que envolve várias outras áreas de conhecimento", enfatizou Jussara, que é especialista em Educação Especial.

CAMPEÕES DO NÍVEL 1 - Além da dupla no NAAHS, três alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Dom Bosco venceram a etapa estadual da OBR, no nível 1 (Ensino Fundamental) e estão classificados para a etapa nacional da Olimpíada, em São Carlos (SP). Outros quatro estudantes da mesma escola, localizada em Jardim São Paulo, ficaram em terceiro lugar na disputa prática. A segunda colocação ficou com uma equipe do colégio particular Santa Emília. A equipe vencedora é formada por André dos Santos, 15 anos, Mirele Marques da Silva e Wevelly Karla Maria da Silva, ambas de 13 anos. O trio cursa o 9º ano. Já Gilbert, Luís Carlos, Kelly e Harmeson, do 7º ano, ficaram na terceira posição. Ao todo, 24 equipes de Pernambuco disputaram o nível 1 da OBR.

Ao todo, noventa e sete equipes de escolas municipais, estaduais e particulares do Estado disputaram os níveis 1 e 2 da etapa prática da OBR, sendo 18 equipes da Rede Municipal - 68 alunos fizeram a prova prática e 16 a teórica - totalizando 84 estudantes. A maioria tem entre 11 e 15 anos e é de turmas do 6° ao 9° ano. Apenas a dupla do NAAHS cursa o Ensino Médio em escolas estaduais, mas tem aula de robótica no Núcleo de Altas Habilidades da PCR. Os estudantes tinham cinco minutos para completar um circuito, que é dividido em quatro etapas, incluindo rampas, obstáculos, curvas e objetos que precisavam ser removidos pelos robôs. A pontuação dada pelos juízes dependia da desenvoltura dos robôs em cada etapa.

A OBR é uma das olimpíadas científicas mais importantes do País e recebe o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A competição trabalha a temática da robótica com foco no estimulo às carreiras científico-tecnológicas, promovendo debates e atualizações, além de possibilitar a descoberta de novos talentos na área.

A participação dos estudantes da Rede Municipal na OBR faz parte do Programa Robótica na Escola, iniciado pela Secretaria de Educação do Recife em fevereiro deste ano. O grupo que participa da competição é o mesmo que foi para a Robocup, um dos maiores eventos de robótica do mundo e que este ano aconteceu em João Pessoa, em julho. Além da OBR e da Robocup, cerca de dois mil alunos da Rede Municipal também visitaram a terceira edição da Campus Party Recife, entre os dias 24 e 26 de julho. No estande da Prefeitura, muitos participaram de oficinas de robótica ministradas por oito estudantes do 6º ao 9º da rede, entre outras atividades.

Pauta: Final estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica
Data: Sábado (30/08)
Hora: 8h às 17h
Local: Quadra da Secretaria Estadual de Educação - Av. Afonso Olindense, 1513 - Várzea