NOTÍCIAS

Cultura | 29.08.14 - 15h04

Festa do Livro começa neste sábado (30)

O 12º Festival Recifense de Literatura A Letra e A Voz prossegue, neste sábado (30) e domingo (31), com a Festa do Livro, que irá funcionar das 8h às 19h, na avenida Rio Branco, no Bairro do Recife. Dois pavilhões, totalizando uma área de 1,6 mil metros quadrados irão receber os 22 estandes e as atrações culturais que vão se apresentar durante o fim de semana. A iniciativa é promovida pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura da Cidade do Recife. A entrada é franca.

No sábado (30), a programação cultural terá início às 15h, com a oficina “Os Infantis de Clarice”, voltada para crianças entre 5 e 8 anos e comandada pela escritora Geórgia Alves. Para participar, é preciso fazer a inscrição pelo e-mail oficinaletraevoz@gmail.com. As atividades prosseguem, às 17h, com o recital poético-musical do Quarteto em Poesia, formado por Allan Sales, Rafael Moura, Clécio Rimas e Ana Barbosa.

O grupo RozenBac encerra a programação, às 18h. A banda é formada por André Rozenberg (vocal), Bactéria (baixo), Cristiano Bivar (bateria), Gustavo Albuquerque (teclado) e Djalma Rodrigues (guitarra). Eles vão mostrar em um pocket-show as dez faixas do álbum gravado em 2012 e que agora está sendo lançado como CD, encartado na Revista Continente de agosto.

No domingo (31), a programação terá início com a performance poético-musical do grupo Dois Cordéis, formado por Altair Leal, Vitor Aragão e José Evangelista. Às 16h, um passeio guiado pela escritora Geórgia Alves percorrerá o Recife de Clarice Lispector. Além de estudantes da rede municipal de ensino, haverá 20 vagas disponíveis para o público interessado. Quem quiser participar deve procurar, no dia do passeio, o estande da Fundação de Cultura Cidade do Recife, no Pavilhão 1. Como no domingo a Festa será integrada ao projeto Recife Antigo de Coração, pilotado pela Secretaria de Turismo do Recife, além das atrações na avenida Rio Branco, o público poderá conferir no palco do Marco Zero, a partir das 17h, uma apresentação do Quinteto Violado.

Lançamentos e livros raros estarão à disposição do visitante. Dos 22 estandes, quatro são de editoras convidadas (Carpe Diem, Cepe, UBE e Edições Tarcísio Pereira) e 18 escolhidos através de convocatória realizada pela Prefeitura. Dentre os expositores, três sebos levarão títulos difíceis de serem encontrados. Entre destaques, edições raras de “Casa-Grande & Senzala”, de Gilberto Freyre, e “Iniciação à Estética”, de Ariano Suassuna, que estarão disponíveis no estande do Sebo Recife.

Entre os lançamentos, a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) prepara uma sessão de autógrafos dos autores João Paulo Parísio, Ricardo Braga e Heitor Araújo, no domingo (31), às 16h. O editor e contista João Paulo lança o seu “Legião Anônima”, uma compilação de dezessete contos cheios de simbolismo, alguns reveladores de um clima de pesadelo. Já o biólogo Ricardo Braga lança o livro de crônicas “Ecologia do Cotidiano”, que reúne dezenas de textos publicados na coluna Foco Ambiental, mantida pelo autor desde 2007, inicialmente no JC Online e depois no Portal NE10. O arquiteto Heitor Araújo faz o lançamento do livro de poesias “Manufatura”, com prefácio assinado pela escritora, poeta e dramaturga Renata Pimentel.

Já o estande do editor Tarcísio Pereira será palco de uma maratona de lançamentos. Dezessete autores aproveitarão a ocasião para lançar seus títulos. As rodadas de autógrafos terão início às 15h e seguem até às 20h, no sábado e domingo.

No sábado (30), a escritora Dayse Cabral de Moura fará, às 19h, o lançamento do seu “Oranyam e a Grande Pescaria”. No domingo (31), às 16h, ela autografa o título no estande da Eduklivros. Já editora Vouler promove o lançamento da coleção Arca dos Livros, de Fred Braga e Vera Nóbrega, uma caixa reunindo dez livros infantis e um CD com 10 canções ligadas aos temas abordados nos livros, tendo como indicação a faixa etária de 4 a 9 anos.

A editora Carpe Diem aproveitará a ocasião para destacar o novo livro do advogado e acadêmico Antônio Campos. Lançado na Festa Literária de Paraty, este mês, “Louvação Ao Recife” reúne reflexões sobre a existência e fotos exclusivas de Marcus Prado. O estande da editora trará ainda títulos como “A Corte Infiltrada”, de Andréa Nunes, além de obras do Padre Airton Freire.

Histórias Trocadas – A Festa do Livro vai promover uma ação virtual de troca de livros. Para participar, é preciso curtir a página do Festival Recifense de Literatura A Letra e A Voz no Facebook. Quem quiser anunciar um livro, basta fotografar a capa dele e postar nos comentários da postagem da ação “Histórias Trocadas”. A ação Histórias Trocadas se estende até o domingo (31). No Pavilhão 1, no sábado e no domingo, haverá um espaço das Histórias Trocadas, onde poderão ocorrer as permutas. Os interessados na troca podem utilizar o espaço como ponto de encontro para trocar ideias e publicações.

Solidariedade - A Festa do Livro também será ponto para levar solidariedade. Quem quiser apoiar o Pró-Criança, projeto que esta semana sofreu um incêndio no seu edifício sede, pode fazer doações de brinquedos, livros de literatura e jogos infantis na feira, que funciona das 8h às 19h, na Avenida Rio Branco.

SERVIÇO:
Festa do Livro – 12º Festival Recifense de Literatura A Letra e A Voz
Quando: 30 e 31 de agosto, das 8h às 19h
Onde: Avenida Rio Branco, Bairro do Recife
Entrada franca

PROGRAMAÇÃO:

Dia 30, sábado

15h - Oficina Clarice para Crianças - com Geórgia Alves (30 vagas)
Inscrições gratuitas pelo email: oficinaletraevoz@gmail.com

Informações: 3355-9238

17h – Performance poético-musical do Quarteto em Poesia

18h – Show da banda Rozenbac

Dia 31, domingo

15h – Performance poético-musical do grupo Dois Cordéis

16h – Passeio “Recife de Clarice” – com Geórgia Alves (20 vagas)
Inscrições no estande da Fundação de Cultura Cidade do Recife, no Pavilhão 1, no dia do passeio.

Informações: 3355-9238

17h – Show do Quinteto Violado no Marco Zero