NOTÍCIAS

Cultura | 29.08.14 - 16h13

Movimentos sociais comemoram abertura do Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT

[caption id="attachment_48355" align="alignleft" width="680"] No local, serão prestados serviços como orientação e encaminhamento jurídico para os casos de homofobia, assistência psicológica e social. (Foto: Antônio Tenório/ PCR)[/caption]

No dia em que se comemora a visibilidade lésbica, 29 de agosto, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, inaugurou o Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT. O equipamento, que começou a funcionar hoje, é uma iniciativa pioneira e torna o município o primeiro do estado a contar com serviços e atendimento especializado para vítimas de discriminação e violência com base na orientação sexual e/ou identidade de gênero. No local, serão prestados serviços como orientação e encaminhamento jurídico para os casos de homofobia, assistência psicológica e social.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de representantes de diversos movimentos sociais ligados ao segmento, entre os quais, Tiago Rocha, do Fórum LGBT de Pernambuco. Para ele, a criação do centro é uma conquista. "Hoje é um dia histórico para o movimento social e cidadania LGBT, pois é um reivindicação antiga e agora é uma realidade", comemorou.

De acordo com Wellington Pastor, à frente da Gerência de Livre Orientação Sexual (GLOS), o centro vai funcionar como um articulador de uma rede de proteção e garantia de direitos à população LGBT. "Vamos minimizar as vulnerabilidades a que este público está submetido", explicou. Além disso, o gerente afirmou que o centro vai reunir informações mais precisas sobre os casos de violação de direitos, homofobia e outros crimes ligados ao público, o que possibilita trazer indicadores dos atos discriminatórios, entre eles, homicídios, pois o centro também vai acompanhar esses casos. "O prefeito Geraldo Júlio reafirma o compromisso da gestão com a população LGBT e com a construção de uma cidade sem preconceito e discriminação", pontuou.

Segundo a secretária da SDSDH, Ana Rita Suassuna, o centro de referência vai poder fazer uma escuta mais qualificada, pois não vai oferecer apenas atendimento, mas acolhimento a essa população. "A criação de políticas públicas voltadas para o segmento está dentro do programa de governo apresentado pelo prefeito Geraldo Julio e não podíamos deixar de lado este compromisso. Qualquer diferença entre os cidadãos já gera discriminação, embora as pessoas tentem mascarar o preconceito. Mas, infelizmente, sabemos que ainda é muito forte. Por isso, temos que unir forças e trabalhar a igualdade", defendeu. A equipe designada para atuar no centro, formada por nove profissionais de diversas áreas, foi capacitada e sensibilizada para oferecer um tratamento especializado para o público LGBT.

O Movimento Integrado de Pernambuco, Nova Associação de Travesti, Transexual Transformista de Pernambuco, e Associação dos Profissionais do Universo Masculino de Pernambuco, foram representados pelo articulador Vicente Barbosa Neto. "Nós atuamos nas noites e nos guetos, fazendo prevenção de rua. O Centro de Referência em Cidandania LGBT vai nos ajudar como ponto de formação política do segmento, facilitando a vida dessas pessoas tão perseguidas, através de apoio jurídico, psicológico e social. Porque não basta apenas se assumir gay, é preciso uma formação sociocultural do público para que se transformem em agentes multiplicadores da cultura do respeito às diferenças e na garantia de direitos como um todo", elogiou.

O CMRC LGBT funciona na Rua dos Médicis, 86, Boa Vista, das 8h às 18h. O telefone para atendimento ao público é o 3355-3456.