NOTÍCIAS

| 29.08.14 - 15h46

Projeto da Secretaria de Saúde estimula a prática de caminhadas

As atividades serão monitoradas por professores de Educação Física da Academia da Cidade

No Dia do Profissional de Educação Física, a Secretaria de Saúde do Recife dá início na próxima segunda-feira (1º) ao Projeto Caminhada Pra Valer. A ação é uma iniciativa é do Programa Academia da Cidade (PAC) e vai acontecer, simultaneamente, em polos de todos os Distritos Sanitários, visando estimular atividades de caminhadas/corridas monitoradas por professores.

O objetivo do projeto é acolher melhor a demanda espontânea dos praticantes de caminhada e corrida nas praças que têm polos do Programa Academia da Cidade. “Esse projeto é feito da forma mais simples possível para que qualquer pessoa possa participar. Quem já faz atividades no PAC sabe que a caminhada é atividade de rotina nos polos, mas quem quiser participar, deve comparecer a um dos polos”, explicou o coordenador do Programa Academia da Cidade, Ricardo Menezes.

Os profissionais de Educação Física estarão disponíveis em dois horários, das 5h30 às 8h30 e das 17h às 20h. Eles vão dar dicas para a prática segura da caminhada, além de entregar uma tabela que permite ao aluno ter autonomia e controle do próprio treinamento. As avaliações de todos os alunos participantes serão feitas mensalmente.

“Esse sistema facilita também o monitoramento do professor, que poderá registrar e prescrever métodos que ajudem na progressão do indivíduo com base nos dados anotados, como a distância percorrida x tempo”, disse Tatiana Holmes, coordenadora técnico-pedagógica do PAC do Distrito Sanitário VI.

Não há contraindicação para fazer a caminhada, mas os educadores físicos não recomendam a corrida para quem tem sobrepeso e/ou problemas cardiovasculares. Os benefícios são vários. “Torna a pessoa mais ativa, melhora o sistema cardiovascular e queima calorias”, explicou Tatiana. “o ideal é utilizar roupas leves, tênis, boné, protetor solar, se hidratar antes, durante e depois da prática com água, evitar correr enrolado em qualquer tipo de plástico no corpo e se a caminhada for feito pela manhã a pessoa deve se alimentar antes”, concluiu.