NOTÍCIAS

| 29.08.14 - 17h54

Secretaria de Saúde do Recife começa a aplicar a 2ª dose da vacina contra o HPV, a partir desta segunda (1º)

Adolescentes que não tomaram a 1ª dose em abril também podem ser imunizadas

A partir desta segunda-feira (01), a Secretaria de Saúde do Recife começa a aplicar a 2ª dose da vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV). A vacinação vai ser feita em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs), incluindo as Upinhas 24 horas, e policlínicas da rede municipal, para adolescentes do sexo feminino com faixa etária entre 11 e 13 anos. Meninas que completaram 11 anos há pouco tempo e não tomaram a 1ª dose em abril também poderão ser imunizadas.

De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Elizabeth Azoubel, a vacina entrou para o calendário, ou seja, estará disponível permanentemente nos postos. “É importante que se faça as três doses, para que se obtenha o resultado da alta proteção contra o HPV”, disse Elizabeth. A 3ª e última dose deve ser aplicada no prazo de 60 meses, após a primeira.

Até agora, 93.035 adolescentes receberam a 1ª dose da vacina no Recife, o que representa pouco mais de 90% do público alvo. A meta inicial da Secretaria Municipal de Saúde era vacinar, na 1ª etapa, 80% do grupo prioritário.

Papilomavírus Humano (HPV) – É um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, anualmente. A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.