Secretaria de Saúde do Recife levou serviços de prevenção à praia de Boa Viagem
A pessoa com deficiência que foi durante a manhã desta sexta-feira (28), no Posto 7 da praia de Boa Viagem, teve acesso a diversos serviços de saúde, a exemplo de Nelson Freitas, 45 anos. Ele aproveitou para aferir a pressão arterial e fazer teste de glicemia, revelando que há seis anos não verificava os níveis de glicose. “Também recebi orientações sobre escovação", disse o cadeirante. Informações sobre a prevenção da dengue, higienização dos alimentos, além da distribuição de kit’s de higiene bucal, panfletos educativos, preservativos masculinos foram trazidas para a praia.
A ação foi executada numa parceria da Secretaria de Saúde do Recife com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e a equipe do Projeto Praia Sem Barreiras, dentro da programação da 14ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. Dona Neuza, de 82 anos, chegou com a filha. “Foi uma manhã diferente, aprendi fazer massagem sozinha, vi que minha pressão estava ótima e tomei banho de mar que há 20 anos não sabia o que era isso”, comemorou a aposentada.
Uma tenda foi montada para receber as pessoas com deficiência. A equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família aplicou exercícios, como a automassagem, para promover o relaxamento do corpo, e deu dicas sobre práticas físicas para serem realizadas em casa. “A proposta é promover a inclusão da pessoa com deficiência em atividades de saúde e lazer, incentivando a adoção de hábitos saudáveis", disse Silvana Moreira, gerente do Distritos VI.