Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Lazer | 29.08.22 - 10h18

No Ibura, festa e diversidade de serviços movimentam Viva os Bairros

img_alt

Programação do evento, realizado pela Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, contou com passatempos infantis, manifestações culturais, vacinação, mamografia e outras ações de saúde. (Foto: Dondinho/PCR)


Agora no Ibura, o Viva os Bairros entregou uma programação bastante diversificada para toda a família, neste domingo (28). Quem passou das 15h às 20h pela Rua Ecoporanga encontrou assistência à saúde, recreação voltada ao público infantil, oficinas culturais e atrações artísticas. O evento é realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer. O projeto, que transita por diversos cantos da capital, é inspirado no Viva a Guararapes, que é promovido mensalmente no Centro do Recife, em parceria com o Programa Recentro. 

Junto aos dois filhos e ao primogênito da vizinha, Rosileide Freitas, 45 anos, aproveitou o fato de morar pela região e saiu juntando a criançada que queria ir. "Moro perto, aí trouxe a minha filha Thaís, 12 anos, meu filho Thiago, de quatro anos e o Breno, de 11, filho da vizinha. Eles aperrearam chamando, principalmente pelos brinquedos. E também soube que tem vacinação para muitas coisas, né? É uma excelente opção de domingo para eles. Em dias assim, a gente ficava em casa mesmo, assistindo. Mas hoje, ficaremos aqui até umas 20h por aqui", comentou. 

O Polo dedicado à Saúde disponibilizou para o público acima de 3 anos de idade a vacina contra a covid-19. Teve também a contra influenza, para todas as idades, e a contra poliomielite, para as crianças. Com foco na saúde bucal, houve orientação sobre o tema, oficina de escovação dental supervisionada, distribuição de kits e oferta de material informativo. 

Marilia Hilario, 38 anos, providenciou a atualização vacinal contra covid-19 para os dois filhos, a Paloma, de 13 anos, e o Pietro, de 12. "O primeiro ponto que viemos foi na vacinação, porque é importante atualizar as doses contra covid-19", frisou. "Eles estavam bem empolgados. Hoje de manhã mesmo, era a maior ansiedade. E foi bom, porque moro bem aqui atrás. Hoje era dia de ou ir à praia ou ficar em casa, porque não costumo deixar brincarem pela rua. Vamos ver até onde vai essa energia deles hoje aqui." 

A feira de artesanato e gastronomia abriu espaço para os empreendedores da região, com os mais diversos tipos de produtos e comidas. Pelo Polo Cultural, o palco recebeu as presenças do Dj Reciclagem Sonora, Anderson Konhaque, Márcio Pixote, Xinelo Rasgado e banca Mandagaroba. No Polo Infantil, as crianças contaram com oficinas, recreação, infláveis e pula-pula. 

Já o programa Academia da Cidade esteve com profissionais realizando avaliação física e orientação sobre exercícios físicos, além de ter à disposição o serviço de aferição de pressão arterial e hemoglicoteste. Equipes da Vigilância Ambiental ofereceram orientações sobre arboviroses.  

Foi o cunhado que deu a sugestão de programa para Paulo Rogério, 40 – que cuidou de carregar o filho Vinícius, de sete anos, para prestigiar o evento. "Quando o menino viu as fotos, se animou na hora. Trazer tudo isso, principalmente para os moradores aqui da comunidade, é muito bom. É uma diversidade de serviços e lazer que agrega muito, principalmente os serviços de saúde", reforçou.