Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 29.08.22 - 12h34

Prefeitura do Recife oferece profilaxia pré e pós exposição ao vírus HIV para evitar infecções

img_alt

Atendimentos são realizados no ambulatório LGBT Patrícia Gomes, no SAE Gouvêia de Barros e nas Policlínicas Barros Lima, Agamenon Magalhães e Arnaldo Marques. (Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife)

 

O termo “profilaxia” é utilizado para denominar medidas utilizadas na prevenção ou atenuação de doenças. No caso do HIV, existe a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PeP) ao vírus. A Prefeitura do Recife oferta ambas em cinco diferentes unidades de atendimento da Rede Municipal de Saúde.

É no ambulatório LGBT Patrícia Gomes, na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, e no Serviço de Atenção Especializada (SAE) na Policlínica Gouvêia de Barros, na Boa Vista, que a PrEP é oferecida a homens gays, homens que fazem sexo com homens (HSH), profissionais do sexo, casais sorodiferentes e pessoas transexuais e travestis. Esse tipo de profilaxia consiste no uso preventivo de medicamentos antirretrovirais, antes da exposição sexual ao vírus, para reduzir a probabilidade de infecção. Esse protocolo clínico faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS) com o objetivo de evitar  infecções pelo vírus HIV, pelas hepatites virais e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). 

Já a Profilaxia Pós-Exposição (PeP) é ofertada em casos de violência sexual, relações sexuais sem camisinha ou em caso de acidente com o uso do preservativo (rompimento ou saída) durante ato sexual, casos de acidentes com materiais perfuro cortantes ou contato direto com material biológico infectado. No Recife, as Policlínicas Barros Lima, em Casa Amarela, Agamenon Magalhães, em Afogados, e Arnaldo Marques, no Ibura, oferecem a PeP, que deve ser iniciada preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição, e no máximo em até 72 horas. 

Tanto para a PrEP quanto para PeP, os profissionais de saúde da rede municipal costumam receber atualizações sobre o manejo clínico para as profilaxias e outras ISTs. Além disso, formações de sensibilização em sexualidade, gênero e saúde da população LGBT também são realizadas com o objetivo de combater o preconceito e promover uma saúde livre de discriminação.

ATENDIMENTO - O Ambulatório LGBT Patrícia Gomes, na Policlínica Lessa de Andrade, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A unidade oferece em torno de 100 atendimentos por semana, considerando atendimentos, exames clínicos e processo transexualizador ambulatorial (hormonização). 

Na Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista, onde a PCR inaugurou, em 2019, um Serviço de Atenção Especializada (SAE) para as pessoas com HIV/Aids, a capacidade é de até 600 atendimentos por mês, oferecendo ações de prevenção e qualidade de vida às pessoas com HIV/Aids e seus parceiros. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 8h às 16h.

Nas Policlínicas Barros Lima, em Casa Amarela, Agamenon Magalhães, em Afogados, e Arnaldo Marques, no Ibura, o atendimento para a Profilaxia Pós-Exposição acontece todos os dias em serviços que funcionam 24h.

TESTAGEM - Além disso, a Secretaria de Saúde do Recife oferece testagem rápida para HIV no SAE para as pessoas com HIV/Aids, na Policlínica Gouveia de Barros, de segunda a sexta, das 8h às 16h; na Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria, às segundas, quartas e sextas, das 8h às 16h, e no SAE Lessa de Andrade e Ambulatório LGBT - Patrícia Gomes, na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, todas as terças, das 8h às 16h, e às sextas, das 8h às 16h.

ASSUNTOS: