NOTÍCIAS

Cultura | 29.09.14 - 09h03

Ruas lotadas no Recife Antigo de Coração especial e com aniversário da Dança de Salão

Celebrando o Dia Mundial do Turismo, uma programação extensa garantiu diversão para todas as idades. Prefeito Geraldo Julio prestigiou o evento e cortou bolo no Dançando na Rua. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

O fim de semana foi de festa no Recife Antigo. Além dos projetos de lazer e promoção turística que já viraram tradição na cidade, a Prefeitura do Recife caprichou na programação para celebrar o Dia Mundial do Turismo, comemorado no dia 27 de setembro, com atividades diversas no sábado e domingo. No fim da tarde deste domingo (28), o prefeito Geraldo Julio, acompanhado de sua família, compareceu ao Dançando na Rua, que comemorou os 21 anos da Dança de Salão no Recife, com direito a corte de bolo, além de diversas apresentações artísticas.

“É uma grande alegria poder ver o povo do Recife nas ruas, sobretudo dançando. Hoje estamos vendo o Recife Antigo com milhares de pessoas, se divertindo, assistindo as apresentações de dança, passeando com suas famílias, curtindo a cidade com as atividades que oferecemos. Estou muito feliz em ver este movimento”, declarou o gestor, que ao lado da esposa Cristina Mello, e de seus três filhos, cortou o bolo de comemoração dos 21 anos da Dança de Salão no Recife.

O Dançando na Rua teve início às 15h com apresentações de dançarinos de companhias e escolas de dança. Milhares de pessoas lotaram a praça do arsenal para assistir apresentações de zouk, tango, salsa, disco music, forró, samba, salsa, frevo, entre outros tantos estilos.

Segundo o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha, além de grupos de dança, o projeto também beneficia músicos que queiram apresentar seus trabalhos. “Além das companhias de dança, temos dado espaço também para as orquestras. São mais de 10 orquestras que passam por aqui. Tudo isso para cada vez mais divertirmos as pessoas, levando alegria e cultura para as ruas do Recife”, afirmou o presidente.

Mais cedo, na Avenida Alfredo Lisboa, a criançada já pôde curtir a programação infantil. A partir das 8h a diversão começou com recreação, exposição de álbum de figurinhas, oficinas de fotografia e de construção de brinquedos reciclados e show da Bandinha Bicho Solto.

A nutricionista Cláudia Leal, 31 anos, levou os filhos Rafael, 4, e Fernanda, 1, para conferir a programação. "Para mim, a melhor forma de garantir diversão aos meus filhos é ao ar livre". Batendo bola com os filhos Letícia, 10, e João, 4, o executivo do mercado financeiro Edvaldo Pessoa, 37 anos, era só elogios ao Recife Antigo de Coração. "Essa cultura de disponibilizar as ruas para as pessoas é muito recente por aqui. Demorou para chegar, mas emplacou”. A dona de casa Simone Silva, 39 anos, saiu do Cordeiro com o filho Igor, 2, para se divertir no Recife Antigo. E gostou tanto, que já planeja voltar muitas vezes. "Achei maravilhoso. Tudo de graça. Muito variado. Uma beleza”.

Enquanto isso, na Avenida Rio Branco, o 1º Trekking Turístico do Recife reuniu dezenas de corredores em alguns dos mais belos cenários da cidade, como o Paço do Frevo, Cais do Sertão, Praça da República, Casa da Cultura e Mercado de São José. No grupo dos vencedores, o estudante de Turismo Rogério Holanda, 21 anos, estava encantado com tudo que viu e aprendeu sobre a cidade. "Já estive no Recife Antigo nem sei quantas vezes. Mas nunca tinha aprendido tanto sobre essas redondezas. Ontem, fiz um passeio de catamarã pela primeira vez. É como se estivesse vendo a minha cidade com outros olhos agora."

Também não faltou gente suando a camisa no polo esportivo, que contemplou várias modalidades, como futebol americano, baseball, rampas de skate, futebol, vôlei, basquete, slackline, patinação artística, handebol e badminton. Teve ainda espaço para aluguel de bicicleta e patins na Rua do Bom Jesus. O estudante Victor Silva, 17 anos, já perdeu as contas de quantos domingos passou no Recife Antigo jogando bola com os amigos. "Junto os amigos todos e venho já com o time pronto. Passo o dia me divertindo sem gastar nada. É massa!"

No polo cultural uma das principais atrações do dia foi o Maestro Forró, que tocou no palco montado próximo ao Marco Zero. Perto dali, apresentaram-se ainda as bandas Maracambuco, Samba Rock, Rabecado, Banda Anjos, Orquestra Arruando do Frevo e do Paço e Karynna Spinelly e convidados. Entre uma apresentação e outra, o público se divertia nas oficinas de artesanato, no ônibus museu com exposição sobre o patrimônio arqueológico de Pernambuco e na exposição de carros antigos.

No gargarejo do palco montado ao lado do Marco Zero, ninguém estava mais animado que o vendedor de bebidas José Paulo Martins, 52 anos. Presença garantida em todas as edições do Recife Antigo de Coração, ele dançou sem parar o dia inteiro. "Não bebo, não fumo, nem jogo. Meu vício é dançar", declarou o pé de valsa.

MOSTRA TECNOLÓGICA - No meio do vai e vem frenético de gente e bicicleta, a tecnologia também se fez presente. Num estande montado na Avenida Rio Branco, estudantes do curso de ciência da computação apresentaram soluções voltadas para o turismo e o lazer no Recife. Um dos aplicativos mostrados foi o CicloGuia PE, com dicas para ciclistas que vão de regras de segurança a rotas disponíveis da cidade, entre ciclofaixas e ciclovias. Gratuito, o aplicativo está disponível para iPhones e qualquer smartphone com sistema operacional Android.

Outras soluções mostradas foram o PeerSquare, que traz informações sobre a programação disponível nas praças da cidade, e o Minha Cidade, com dicas sobre equipamentos turísticos e de lazer nos mais variados bairros do Recife.

FÓRUM - No sábado (27), estudantes universitários chegaram cedo ao Recife Antigo para participar das discussões sobre a atividade turística na cidade. O Fórum Comemorativo ao Dia Mundial do Turismo contou com palestras do secretário de Turismo e Lazer do Recife, Luis Eduardo Antunes, do sociólogo Gilberto Freyre Neto, entre outros.

Luis Eduardo ressaltou a divulgação do Recife em outros estados e países, a partir do trabalho de marketing realizado pela pasta. Destacou ainda a execução de projetos de lazer dentro da cidade para a promoção do destino turístico. “Nosso foco é mostrar que o Recife é uma nova cidade e por isso fortalecemos as ações de lazer. Isso porque uma cidade que agrada os seus próprios moradores também vai agradar turistas. Nós proporcionamos que o cidadão se aproprie da cidade, tornando-a mais valorizada”, destacou. Entre os projetos citados estão a Ciclofaixa de Turismo e Lazer e o Recife Antigo de Coração.

O evento foi direcionado à comunidade acadêmica e contou com a presença de 150 estudantes do curso de turismo. A estudante de turismo Eduina Altenkirsh, de 17 anos, elogiou as ações gratuitas realizadas pela prefeitura. “Este encontro foi extremamente importante para que a gente conheça melhor o mercado de trabalho que estamos nos inserindo e os projetos que estão sendo realizados pelo poder público para potencializar a área”. Os participantes foram contemplados com um passeio de ônibus pelos fortes e museus do Recife e um passeio de catamarã à noite.

Também na noite do sábado, dezenas de pessoas participaram do passeio ciclístico que saiu da Praça de Casa Forte com destino ao Recife Antigo. O roteiro passou pela Avenida 17 de Agosto, com destino à Real da Torre. De lá, seguiu para a Rua Benfica, Rua João Fernandes Vieira, Rua do Príncipe, Praça da República, Ponte Maurício de Nassau, Cais da Alfândega e Avenida Marquês de Olinda. Depois, os ciclistas fizeram o roteiro inverso, com apoio de batedores da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).