NOTÍCIAS

Cultura | 29.09.15 - 11h32

Inscrições para residência artística com Vanilton Lakka terminam na próxima sexta-feira, 02

img_alt

As vagas são limitadas e a inscrição é gratuita. Residência será realizada no Centro de Formação Apolo-Hermilo (Fotos: Elenize Dezgeniski / Divulgação)

 

Na próxima sexta-feira (02) encerra o prazo de inscrições para os interessados em participar da residência artística intitulada Estratégias de composição em Dança. O trabalho será realizado pelo bailarino Vanilton Lakka no Centro de Formação Apolo-Hermilo, no Bairro do Recife, com inscrições gratuitas. A inscrição deve ser feita através do email: dancagerenciarecife@gmail.com. Estão sendo disponibilizadas 25 vagas para a residência.

Podem se inscrever praticantes de dança em geral, originários de matrizes variadas (do Hip Hop ao Ballet Clássico e das Danças Populares à Dança Contemporânea), artistas e estudantes de arte em geral, interessados em composições que vincule o corpo à cena. A residência acontece de 13 a 17 de outubro, no horário das 9h às 13h, e tem como foco expor ferramentas de composição em dança e gerar um ambiente de diálogo entre artistas de matrizes de danças variadas, com o objetivo de vislumbrar possibilidades de criação com materiais e históricos diversos.

Os interessados em participar devem solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail da Gerência de Dança do Recife (dancagerenciarecife@gmail.com) e devolvê-la preenchida pelo mesmo endereço, juntamente com uma carta de intenção, explicando a motivação para participar da residência. No título do e-mail deve constar o nome da atividade: “Estratégias de composição em dança”. Os selecionados serão divulgados no dia 8 de outubro.

Vanilton Lakka - é Mestre em Artes pelo PPGArtes da Universidade Federal de Uberlândia e atua como professor na graduação em dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: danças urbanas/hip hop e suas conexões com a dança contemporânea, técnicas corporais, formatação de trabalhos de dança em diferentes suportes/mídias, com foco na criação e na formação. Sua formação é marcada pela vivência nos universos da Dança de Rua e da Dança Contemporânea. Em suas criações coreográficas destacam-se questões referentes ao uso de técnicas corporais, a formatação de trabalhos de dança em diferentes suportes e a exploração da relação arte-cidade no ambiente urbano.

Entre suas principais criações estão “Dúbbio” (2003), “Você, um Imóvel Corpo Acelerado” (2003), “De...va..gar: últimos capítulos da cultura nacional” (2004), “Interferência inacabada...preste atenção no ruído ao fundo” (2007), “O Corpo é a Mídia da Dança? - Outras Partes” (2005/2007), Mono-blocos (2013), Sujeito Corpóreo, Corpo Midiático (2013), Olhar (2014) e Derivações Hip Hop (2015).