NOTÍCIAS

Saúde | 29.09.15 - 17h00

IV Fórum Perinatal do Recife discute síndromes hipertensivas na gestação

Encontros vêm tratando da saúde da mulher no pré-natal

Nesta quarta-feira (30), a partir das 14h, a Política de Saúde da Mulher, da Secretaria de Saúde do Recife, promove o IV Fórum Perinatal, no Auditório Capiba, no 15º andar do prédio da Prefeitura do Recife. A obstetra e técnica de saúde da mulher, Isabela Coutinho, vai conversar com 150 médicos e enfermeiros da atenção básica sobre síndromes hipertensivas na gestação. A série de fóruns promovidos na rede de saúde do Recife tem como proposta atualizar e capacitar os profissionais para a realização do pré-natal.

Segundo Ana Karla Mattos, coordenadora da Política de Saúde da Mulher, a discussão traz um alerta sobre os riscos para mãe e filho na gravidez. “O problema pode acarretar a eclampsia, hemorragia cerebral, edema agudo de pulmão, descolamento prematuro de placenta, insuficiência renal, entre outros fatores que podem levar a óbito”, destacou a coordenadora.

Segundo pesquisas realizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), 26% das mortes maternas estão associadas às síndromes hipertensivas na América Latina. Já nos países desenvolvidos da Europa e Estados Unidos, este percentual cai para 16,1%. Em Pernambuco, 18,4% das mortes maternas apresentam essa causa.