Parceria entre Recife e Olinda resolve ponto de alagamento em área de divisa
Localizada no limite entre Recife e Olinda, a Avenida Luís Corrêa Brito sofria a cada período de chuva com constantes alagamentos, prejudicando moradores e o trânsito no local. Mas o cenário difícil está perto de chegar ao fim. Na tentativa de sanar os problemas de infraestrutura do trecho, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, e o de Olinda, Professor Lupércio, firmaram parceria para recuperar a via. Na manhã desta sexta-feira (29), os dois gestores vistoriaram a obra que já concluiu a etapa de drenagem e entra hoje na fase de recapeamento. A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos no início da próxima semana.
Na vistoria, o prefeito Geraldo Julio destacou a importância da atuação conjunta com Olinda para resolver a situação e melhorar a vida da população que mora na área e as pessoas que precisam passar pela via. "É uma parceria muito importante. Estamos aqui num local de divisa, exatamente entre Recife e Olinda, e há um problema de drenagem muito grave, de muitos anos. A população sofria muito, tanto os moradores quanto as pessoas que passam aqui, no transporte público, no carro, na moto, na bicicleta. Então, estamos fazendo uma obra muito grande e unindo esforços da Prefeitura do Recife com a de Olinda para conseguir resolver definitivamente o problema da drenagem", explicou. “A gente juntou, somou esforços e, com esse gesto, sai ganhando o morador do Recife e de Olinda também", complementou Geraldo Julio.
O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, destacou que esta é a primeira das ações que devem ser realizadas em conjunto entre os dois municípios. O objetivo é que as duas gestões atuem nas áreas limites das cidades. "Essa parceria está acontecendo para trazer uma solução tão esperada por essa comunidade. A parceria entre Recife e Olinda vai continuar, não só aqui, mas onde tiverem essas áreas limítrofes, elas vão continuar", grifou o gestor. Na parceria, com a conclusão da obra a Prefeitura de Olinda ficará responsável pela manutenção das galerias instaladas e também fará a revisão da iluminação da via.
Para quem vive na área, o sentimento é de esperança por dias melhores. A dona Edileuza Aureliana Nascimento mora há mais de 25 anos na localidade. Segundo ela, a expectativa é positiva com a reforma, porque os alagamentos e a dificuldade de transitar pela via são constantes. "A gente espera uma coisa melhor, porque fica ruim para quem mora aqui. A gente esperava todo dia uma solução. Quando chove, a água dava no meio da canela", contou a senhora.
A ação começou no dia 7 de agosto e contemplou a implantação de 130 metros de tubulação com 450 milímetros de diâmetro, já finalizada. O objetivo é ampliar a capacidade de escoamento da água, evitando pontos de alagamento no local. A recuperação da via compreende o trecho entre os números 921 e 1714.
RECUPERAÇÃO DE PONTOS CRÍTICOS - Desde 2013, a Prefeitura do Recife realiza um trabalho estratégico de mapeamento e combate aos pontos críticos de acúmulo de água. Além das intervenções rotineiras de limpeza, desobstrução e pequenas obras de manutenção, já foram investidos cerca de R$ 14,5 milhões na erradicação de 56 pontos.
Somente este ano, foram finalizadas intervenções em oito locais: Rua Jacó Velosino, Casa Forte; Rua Tito Rosas, Parnamirim; Rua Austro Costa, Prado; Rua Antônio de Góes, Pina; Rua Dom José Lopes e Antônio Torres Galvão, Boa Viagem; Rua Benedito Monteiro e Benfica, Madalena. No momento, estão em andamento intervenções na Rua Araranguá, nos Torrões, na Rua Jerônimo Vilela, em Campo Grande, e na Rua Pereira da Costa, no Pina.