Secretaria-executiva de Inovação Urbana

NOTÍCIAS

Inovação Urbana | 29.09.22 - 20h58

Prefeitura do Recife entrega nova praça para os moradores do Sancho

img_alt

Espaço de convivência e lazer conta com brinquedos, bancos, mesas, vegetação e nova iluminação. (Foto: Edson Holanda/PCR)

 

Um local que vinha sendo utilizado como ponto de descarte irregular de metralhas e resíduos domésticos, no bairro do Sancho, foi transformado em uma praça. As obras de revitalização, que resultaram na mais nova área de convivência e lazer para os moradores, foram realizadas pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, e entregues para a população nesta quinta (29). A iniciativa faz parte do programa Tá Aprumado, voltado para a recuperação de áreas degradadas.

 

“Estamos entregando mais um equipamento importante para a cidade, principalmente para o bairro do Sancho, onde foi criado um espaço de convivência e lazer para a comunidade. É um novo ponto de encontro de adultos, jovens e crianças, eliminando dois problemas que existiam, o micro vazio urbano e o descarte irregular do lixo, com a ressignificação do espaço público", afirma o secretário executivo de Inovação Urbana do Recife, Marcos Toscano.

 

Com uma área total de 196 m², a mais nova praça do bairro ganhou uma área de convivência com paisagismo, mesas para jogos e bancos com acessibilidade para cadeirantes. Além da recuperação de 13m lineares do passeio público e a instalação de 07 jarros de plantas. 

 

“O que aconteceu aqui foi algo impactante tanto para as crianças quanto para os seus familiares, e para toda a comunidade. Esse espaço era subutilizado, tinha muito lixo, mas o sonho da gente era ver esse espaço como está agora. A Prefeitura está de parabéns. A iniciativa foi de uma importância imensurável, porque se vocês vierem aqui à noite vão encontrar mais 80 crianças brincando onde antes não existia nada”, conta Conceição Dias, psicóloga e moradora do Sancho há 39 anos. 

 

O espaço de lazer dedicado à primeira infância foi rodeado com um canteiro verde a fim de aproximar a conexão das crianças com a natureza, além de ganhar brinquedos como balanço, gangorra e escorregador com escalada. Para deixar o espaço ainda mais aprumado, a Emlurb instalou 4 novos pontos de iluminação, 61m² de guarda-corpo  e uma papeleira para o descarte adequado do lixo. 

 

“Em 23 anos que eu moro aqui, é a primeira vez que eu vejo uma iniciativa como essa. Eu estou super feliz por meu filho poder usufruir de algo que eu não tive na idade dele. Quando eu venho buscá-lo, está cheio de crianças mesmo à noite. A iluminação está ótima”, conta Talita da Silva, 28 anos, mãe de Vitor Gabriel, 7 anos.

 

A arte urbana foi realizada pelos artistas Jouse Barata, Najdaty, Luther e Florim da ONG Cores do Amanhã, que convidou a população do entorno para participar da pintura dos murais a fim de estimular o orgulho e pertencimento na construção de um novo espaço para todos. A entrega contou ainda com a participação do grupo de percussão Cores Sonoras, Capoeira Abaúna, Grupo de Dança 30+ e o grupo de break Cores Crew, também integrantes da ONG Cores do Amanhã, que atua há 13 anos no território promovendo a transformação social e inclusão através da arte, cultura e esportes. 

 

PROGRAMA - O Tá Aprumado foi lançado em janeiro deste ano e realiza ações de manutenção, pintura, capinação e sinalização, bem como a substituição dos gelos baianos por soluções definitivas. Também promove atividades socioeducativas, plantios e intervenções artísticas nas áreas. Com o objetivo de reforçar as ações de zeladoria na cidade, o programa se divide em dois eixos: recuperação de áreas degradadas e integração dos serviços de zeladoria.

 

O programa é coordenado pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital (SEPLAGTD), e conta com o envolvimento direto da Secretaria de Infraestrutura, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e da Secretaria Executiva de Inovação Urbana (SEIURB); e da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento, por meio da CTTU.