Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 29.09.22 - 21h11

Prefeitura do Recife prorroga Campanhas de Vacinação contra Poliomielite e de Multivacinação até 31 de outubro

img_alt

Atualmente, a cobertura vacinal de pólio na cidade está em 37,53%. Os imunizantes estão sendo ofertados nas mais de 150 unidades de saúde. (Foto: Ikamahã/SESAU)

 

A Prefeitura do Recife prorrogou até 31 de outubro as Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação. O objetivo é aumentar as coberturas vacinais das crianças e adolescentes, especialmente aqueles da faixa etária de 1 a 4 anos, que ainda não receberam a vacina contra a poliomielite. Atualmente, a capital pernambucana está com a cobertura desta vacina em 37,53%, quando a meta do Ministério da Saúde é de 95%. 

 

As vacinas podem ser tomadas nas mais de 150 unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Podem receber a vacina contra poliomielite os meninos e meninas de 1 a menores de cinco anos. Já a atualização da caderneta de vacina é voltada para crianças e adolescentes até 14 anos. 

 

Para a Campanha Nacional de Multivacinação, são disponibilizados mais de 15 imunizantes que já fazem parte do calendário de vacinação de rotina. Entre as vacinas disponíveis estão hepatite B, pentavalente, poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, varicela, hepatite A, DTP, difteria e tétano adulto, meningocócica ACWY, HPV, e dTpa. 

 

A recomendação da Sesau Recife é que os pais ou responsáveis levem as crianças e adolescentes até a unidade mais próxima de casa para que os profissionais do Programa de Imunização do Recife possam avaliar, de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, a necessidade de cada um, levando em consideração a idade e as doses já tomadas. É imprescindível levar um documento de identificação da criança ou adolescente e do responsável, além do cartão de vacinação.

 

É importante lembrar que aqueles que já estão aptos a receber a vacina contra covid-19 podem tomá-la no mesmo momento que os demais imunizantes, uma vez que não há necessidade de intervalo de tempo entre as doses.

 

OUTRAS AÇÕES - Além da vacinação nas mais de 150 salas de vacina, outras ações têm sido desenvolvidas pela Secretaria de Saúde para ampliar a cobertura vacinal da pólio e outros imunizantes. Entre elas, estão o drive-thru itinerante em parceria com o Detran-PE, que tem levado as vacinas para diversas localidades da cidade sem que seja necessário a pessoa descer do carro. Outra iniciativa é a vacinação destes públicos shoppings Recife, em Boa Viagem, e RioMar, no Pina (de segunda a sábado, das 9h às 19h, e aos domingos, das 12h às 19h), e Boa Vista (de segunda a sábado, das 9h às 19h, e aos domingos das 10h às 19h).