Samu Metropolitano do Recife realiza simulado de Incidente com Múltiplas Vítimas
O Samu Metropolitano do Recife realizou, nesta quinta-feira (29), um simulado de Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV). A simulação foi a última etapa do 3º Curso de Desastres e Incidentes com Múltiplas Vítimas em Atendimento Pré-hospitalar, que começou na terça-feira (27). Na atividade, que aconteceu na área externa do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, foi reproduzida uma colisão entre uma van com vários ocupantes e um carro de passeio. Para fazer o resgate dos feridos, foram utilizadas ambulâncias, motos e helicópteros.
O Curso de Desastres e Incidentes com Múltiplas Vítimas em Atendimento Pré-hospitalar teve como objetivo atualizar os protocolos de socorro às vítimas nesse tipo de acontecimento, bem como melhorar a integração e organização dos serviços envolvidos nessa assistência. Ao todo, aproximadamente 400 profissionais do Samu, Corpo de Bombeiros, Exército, Grupamento Tático Aéreo (GTA), Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), entre outros parceiros que atuam em emergências, participaram da formação.
“Ao longo dos três dias de evento, os alunos aprenderam a parte teórica e hoje, neste fechamento da formação, eles puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos. A simulação é bem próxima da realidade porque a gente não sabe quando um Incidente com Múltiplas Vítimas vai acontecer, por isso é necessário estar treinado, capacitado e pronto para responder à altura, caso ocorra um grande sinistro”, destaca o coordenador geral do Samu Metropolitano do Recife, Leonardo Gomes.
Os Incidentes com Múltiplas Vítimas são eventos que envolvem mais de cinco pessoas em estado grave e que podem sofrer prejuízo no abastecimento, comunicação, transportes e acesso ao local. Para que o atendimento a esses pacientes seja bem sucedido é necessário que haja comando, comunicação e controle.
A técnica de enfermagem Paula Santana atua no Samu Paudalho, na Zona da Mata, e participou pela primeira vez da capacitação. "Fiz questão de estar aqui para aprender, ter mais conhecimento, e poder colocar em prática durante o atendimento aos pacientes. Além disso, quero repassar as técnicas que aprendi para todos da minha equipe, para disseminar esse aprendizado", contou.
Entre os temas abordados no curso, “Comunicação em situação de desastre”; “Transporte de vítimas em situação de desastre”; “Triagem pré-hospitalar – métodos existentes e o “START”; “Segurança de Cena e Zoneamento das área de risco”; “Gerenciamento de Riscos em Situações de Estruturas Colapsadas, Queda De Barreiras e Enchentes”, e outros.