Secretaria de Saúde do Recife finaliza ações do Setembro Amarelo com caminhada pela valorização da vida nesta sexta (30)
Concentração será em frente ao Caps Boa Vista, em Santo Amaro, e seguirá até o Parque 13 de Maio, no bairro da Boa Vista. O ato será um momento para chamar a atenção da população sobre a importância de promover os cuidados com a saúde mental
Nesta sexta-feira (30), a partir das 8h, a Secretaria de Saúde do Recife promove a caminhada “O lado bom da vida”. A concentração será em frente ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Boa Vista, em Santo Amaro, e seguirá até o Parque 13 de Maio, no bairro da Boa Vista. O objetivo da ação é promover o autocuidado em liberdade, valorizando a vida. A atividade finaliza as ações da pasta que marcaram o Setembro Amarelo, campanha dedicada à prevenção e conscientização contra o suicídio.
O ato será um momento para chamar a atenção da população sobre a importância de promover os cuidados com a saúde mental. Ao fim da caminhada, os participantes serão recebidos pelos profissionais de Educação Física do Polo da Academia da Cidade instalado no Parque 13 de maio. Na ocasião, serão realizadas atividades lúdicas e integrativas para contribuir com a melhoria da qualidade de vida.
SETEMBRO AMARELO - É uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015, visando conscientizar as pessoas sobre os cuidados com a saúde mental. O mês de setembro foi escolhido porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL - A Prefeitura do Recife oferece a assistência à saúde mental é em 17 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do município para pessoas que precisam de apoio psicossocial e/ou de tratamento para transtornos decorrentes de sofrimento psíquico ou do consumo abusivo de álcool e outras drogas. Dessas unidades, quatro são de referência para a população infantojuvenil. Os Centros são distribuídos em diversas áreas do município, contemplando os oito Distritos Sanitários.
O cidadão pode procurar os Caps de forma espontânea ou por encaminhamento de uma unidade da Atenção Básica. Os profissionais que trabalham nos Centros formam uma equipe multidisciplinar composta por médicos psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais. A lista das 17 unidades pode ser conferida aqui: https://bit.ly/2Rz6fzo.
SAMU PSIQUIÁTRICO - O Samu Psiquiátrico foi implementado, no Recife, em 1º de abril de 2017, com uma Unidade de Suporte Básico (USB) exclusiva para atender aos chamados de pacientes em surto psiquiátrico. De janeiro a agosto de 2022, as ambulâncias foram acionadas 1.945 vezes. Em casos de pacientes que estejam num quadro agressivo, há apoio da Polícia Militar para proteção da equipe e de Guardas Municipais, que ficam lotados na base central do SAMU, e são acionados simultaneamente para realizar o atendimento. A população pode contatar o serviço através do 192.
SERVIÇO:
Caminhada “O lado bom da vida”
Concentração: Caps Boa Vista - Rua General José Semeão, 146, Santo Amaro
Destino: Parque 13 de Maio - Rua Mamede Simões, 111 - Boa Vista
Horário: a partir das 8h