Estudantes da Escola José da Costa Porto tiram 2º lugar na XVII Ciência Jovem
Com a premiação, eles ganham a oportunidade de ir às feiras de ciências em todo o Brasil
Por Marcos da Silva
Alunos da Escola Municipal José da Costa Porto, localizada no Bairro do Coque, obtiveram a segunda colocação na XVII Ciência Jovem, que aconteceu de quarta (26) a sexta-feira (28), no Espaço Ciência, Complexo de Salgadinho, em Olinda. O resultado foi divulgado no final da tarde desta sexta-feira.
Os estudantes do 6º ano participaram da Mostra na categoria Divulgação Científica. Com o tema “Desvendando o delicioso mundo da Geometria”, representaram os cinco sólidos de Platão - tetraedro, hexaedro, octaedro, dodecaedro, icosaedro – utilizando canudos, palitos e o colorido das jujubas para construir as formas geométricas. A XVII Ciência Jovem revelou os três primeiros classificados de cada segmento, que ganharam troféus para suas escolas ou universidades, medalhas para os educandos e, automaticamente, a oportunidade de participar de outras feiras de ciências pelo Brasil.
Para a secretária de Educação, Esporte Lazer, Ivone Caetano, a excelente premiação da Escola Costa Porto é motivo de orgulho para todos. “É o resultado do investimento da gestão na qualificação constante dos professores. Aprender no Recife não se restringe só à sala de aula. Nossos alunos participam das hortas comunitárias escolares, vão ao cinema, teatro, museus e conhecem a Cidade de dentro do Rio Capibaribe no barco escola; participam de olimpíadas de matemática, aulas de robótica, entre outros”, enfatizou.
Feliz com o resultado da Costa Porto, a gestora da unidade, Ângela Pedrosa, revelou que no próximo dia 7, a instituição se fará presente na X Semana de Matemática da UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco) e recebeu um convite do governo do Pará para representar o Recife na Mostra de Ciências daquele estado. “É maravilhoso! Nossa escola fica em um bairro humilde do Recife. Mesmo concorrendo com grandes instituições do Brasil, provamos que temos uma educação de qualidade”, acrescentou.
O estudantes da Escola Municipal José da Costa Porto, Vinícius Santos, 12 anos (nota 9 em Matemática) e Alessandro Silva, 12, (9.5), foi um dos destaques no estande da Prefeitura na Ciência Jovem. “Desde maio que trabalhamos em sala de aula com as formas geométricas”, revelou Vinícius.
Categorias - A XVII Ciência Jovem contemplou os inscritos em cinco categorias, de acordo com o nível educacional de cada participante: Iniciação à Pesquisa, voltada aos alunos da educação infantil e ensino fundamental; Divulgação Científica, para os alunos do ensino fundamental; Desenvolvimento Tecnológico e Incentivo à Pesquisa, destinadas aos alunos do ensino médio e Educação Científica, exclusiva para os professores.