NOTÍCIAS

Saúde | 29.10.15 - 18h44

O CVA conta hoje com 49 animais disponíveis para adoção

img_alt

s veterinários destacam que é importante estar consciente que a adoção deve ser para toda vida.. (Foto: Inaldo Lins/ PCR)

 

Adotar um animal de estimação pode ser simples e rápido. A Unidade de Controle de Zoonoses, conhecida como Centro de Vigilância Animal (CVA), da Secretaria de Saúde do Recife, é responsável pelo acolhimento de animais abandonados e conta atualmente com 49 cães e gatos, disponíveis para adoção. Todos já saem vacinados, vermifugados e castrados. Para pegar um desses bichinhos, é necessário que o interessado seja maior de idade e leve documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência, além de assinar um contrato de responsabilidade.

Os veterinários destacam que é importante estar consciente que a adoção deve ser para toda vida. Então é bom que a ideia esteja amadurecida, lembrando que um cão pode viver mais de 15 anos. “A pessoa tem que ter o entendimento que os filhotes crescem e precisam de condições para desenvolver o comportamento natural. Dessa forma, é necessário saber qual animal tem o porte ideal para se adequar ao espaço que o adotante possui”, alertou a veterinária do CVA, Jael Morais.

No Centro, o adotante recebe orientações sobre a vacinação e os cuidados com a higiene. A equipe também têm a preocupação de repassar informações sobre o animal adotado como a história, hábitos e comportamento. Quem adotar o cão ou gato ficará responsável pelo transporte do animal. O canil/gatil funciona na Av. Antônio da Costa Azevedo, nº 1135, no bairro de Peixinhos, Recife.O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.